Ressurreição

Investigação de um dogma divino como uma série policial

por

18 de março de 2016

Desde que Mel Gibson apresentou sua visão bastante polêmica do martírio explícito de Cristo em “A Paixão de Cristo” de 2004, os temas bíblicos voltaram a ser fonte de inspiração em Hollywood. Em 2014, Darren Aronofsky fez uma releitura bastante autoral da história de Noé (no filme homônimo) e Ridley Scott exibiu uma adaptação destemperada sobre a criação dos dez mandamentos em “Exodus – Deuses e Reis”.

Agora é a vez do diretor Kevin Reynolds (autor do retumbante fracasso “O Segredo das Águas” de 1995) apresentar sua visão sobre a ressurreição de Jesus Cristo – considerado um dos maiores mistérios divinos.

ress02

Lançado estrategicamente no período da Páscoa, “Ressurreição” (Risen, 2016) começa nos momentos finais da crucificação de Yeshua (Cliff Curtis) quando o incrédulo centurião romano Clavius (Joseph Fiennes), braço direito do prefeito da Judéia, Pôncio Pilatos (Peter Firth) é encarregado de manter vigilância na tumba de Yeshua/Cristo para que os boatos de uma profecia não se concretizem. O roteiro (escrito por Reynolds e Paul Aiello) investiga o dogma divino como uma série policial, injetando alívio cômico nas tramas paralelas, mas mantendo seriedade na investigação de Clavius sobre o retorno de Cristo.

Esta descaracterização enfraquece uma trama clássica e tenta, sem sucesso, fazer uma reflexão sobre o poder da fé transformando o filme em uma fantasia bíblica sem quase nenhuma identidade. A conversão do ateu em crente força o público ao mesmo deslocamento, mas esta questão é enfraquecida em detrimento de uma previsível (e anticlimática) pregação evangélica que não diferencia “Ressurreição” de outros filmes religiosos.

ress03

Com uma sugestiva trilha sonora que tenta inspirar o espectador, orçamento visivelmente limitado e efeitos grosseiros, o filme se debruça na imponência de um tema consagrado, mas não consegue convencer ninguém com seu sermão banal e prosaico.

Ressurreição (Risen)

Eua, 2016. 107 min.

Direção: Kevin Reynolds

Com: Joseph Fiennes, Tom Felton, Peter Firth, Cliff Curtis


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52