Invocação do Mal 2

Filme de autor que obtém sucesso aonde as outras sequências falharam

por

09 de junho de 2016

Três anos atrás, James Wan se firmou como o mestre do horror moderno trazendo vida ao gênero “casa assombrada”. De “Jogos Mortais” passando por “Sobrenatural” até chegar à nova franquia “Invocação do Mal”, o talento de Wan conseguiu revitalizar uma padronagem onde, até então, nada acontecia.

“Invocação do Mal 2” (The Conjuring 2), sequência do filme de 2013, debruça-se sobre o caso conhecido como “O Poltergeist de Enfield” , ocorrido em 1977 em uma cidade ao norte da Inglaterra. O filme abre com a investigação do casal Warren sobre os infames assassinatos em Amityville em 1974, não perdendo tempo com construções inúteis nem identificações desnecessárias partindo direto para a família Hodgson- o núcleo suburbano com problemas domésticos, vitimados por uma presença do além (embora a história verdadeira de Enfield, que se tornou um dos casos paranormais mais bem documentados do mundo, acabou se revelando uma completa farsa confessada posteriormente pelas meninas).

IM03

Embora a hollywoodização de um fato verdadeiro seja uma ferramenta muito eficaz para turbinar um filme, Wang sabe tirar proveito de seu status criando climas e atmosferas realmente assustadoras. A relação de Ed e Lorraine Warren (o famoso casal de parapsicólogos) que enfrentam demônios internos reverbera nos acontecimentos demoníacos da família Hodgson, assustada por uma entidade maligna desconhecida.  Esta inspiração permite que Wang faça seu registro de maneira competente, alinhando enquadramentos e angulações onde o espectador é envolvido pela atmosfera de mistério e suspense.

IM02

Apesar de ser extremamente comercial, “Invocação do Mal 2” (The Conjuring 2) tem ritmo e cadência de filme de autor, embora Wan seja obrigado, de vez em quando, a oferecer emoções baratas e sustos de montanha russa para uma audiência que nunca assistiu “O Exorcista”.

O diretor repete aqui a mesma fórmula de antes, mas obtém sucesso aonde as outras sequências falharam. De longa duração (ultrapassa 2 horas) “Invocação do Mal 2” destaca-se por conseguir oferecer a leitura de um material antigo com alguma vitalidade, mas está anos luz de se tornar uma obra impressionante e macabra.

IM01

 

Invocação do Mal 2 (The Conjuring 2)

Eua, 2016. 133min.

Direção: James Wan

Com: Patrick Wilson, Vera Farmiga, Madison Wolfe, Frances O’Connor, Franka Potente

 


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52