Amor e Amizade

Longas conversas regadas a chá transformam uma deliciosa comédia agridoce em um estéril folhetim indie.

por

18 de agosto de 2016

Jane Austen é uma das mais cinematográficas autoras da literatura inglesa com obras muito bem transpostas para a grande tela como “Razão e Sensibilidade” (Ang Lee, 1995) e “Orgulho e Preconceito” (Joe Wright, 2005), filmes que conseguiram conjugar a linguagem acadêmica da escritora com uma fluência imagética dramática. Agora é a vez do diretor nova-iorquino Whit Stillman (conhecido pelo cult “Barcelona” de 1994) investir no mundo clássico de Austen com a adaptação do pequeno romance “Lady Susan”, considerado uma das melhores peças da autora.

AA01

Em “Amor e Amizade” (Love and Friendship no original) o cineasta repete a dobradinha Kate Beckinsale e Chloe Sevigny, atrizes do seu filme de 1998 – “Os Últimos Embalos da Disco”. Aqui, como no filme citado, o foco é o grande poder de manipulação feminina e as maquinações para proporcionar uma boa condição social através do casamento arranjado.

AA03

Stillman se mantém fiel a estética literária e apresenta seus personagens em frames legendados orientando o público para a sucessão das deliciosas irreverências de Lady Susan. Até meia hora de projeção, o espectador se mantém atento à construção de uma trama charmosamente ácida, mas Stillman se deixa levar pelas longas conversas regadas a chá e passeios sinfônicos pelo parque, sem preenchê-las com repercussão emocional, condição importante para que a trama seja levada à sério. A formalidade impera e a tentativa de aproximação com assuntos mais picantes – como, por exemplo, a promiscuidade de uma mãe e sua conflitante relação com a filha e a condição social e financeira das mulheres sem marido – saem pela tangente.

AA02

Stillman consegue transformar uma deliciosa história agridoce de uma figura isenta de virtudes em um estéril folhetim indie. O resultado é bastante irregular com algumas ótimas tiradas e outras nem tanto e a constatação de que o universo de Jane Austen, apesar de ser acessível a muita gente, nem sempre é bem compreendido por alguns.

 

Amor e Amizade (Love and Friendship)

Reino Unido, Eua, Irlanda, Holanda, França, 2016. 92 min.

Direção: Whit Stillman

Com: Kate Beckinsale, Chloe Sevigny, Xavier Samuel, Tom Bennett, Jean Murray

 


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52