Unidade Básica retrata relações entre médicos e pacientes

Primeira produção original do canal busca encontrar identidade própria

por

13 de setembro de 2016

unidade-basica-001Unidade Básica é a busca por uma identidade própria no mundo das séries médicas, universo de produções clássicas como “House”, “Grey’s Anatomy” e “E.R. – Plantão Médico”. Um dos primeiros diferenciais já pode ser notado pelo nome, ou seja, o programa passa longe das salas de emergências e envereda por um processo mais dramático nas relações entre médicos e pacientes da periferia onde fica a fictícia Unidade Básica de Saúde paulistana que a série enfoca.

unidade-basica-002Protagonizada por Caco Ciocler e Ana Petta, que também é a criadora junto com a irmã e médica Helena Petta e o roteirista Newton Cannito, acompanha a relação entre os profissionais e a comunidade em 8 episódios de 25 minutos, no Canal Universal.

unidade-basica-004

Ana e Helena Petta

Caco interpreta Paulo e Ana, a médica recém-formada Laura. A dupla tem um equilíbrio e harmonia, criando um balanço por seus opostos. Paulo busca a humanização da profissão e Laura a imparcialidade. Junte a essa dupla, a estagiária preconceituosa Samara (Bianca Müller), o agente comunitário Malaquias (Vinicius Oliveira) e Beth (Carlota Joaquina) e podemos imaginar os potenciais conflitos pessoais nas relações dentro e fora da Unidade Básica de Saúde, as conhecidas UBS.

unidade-basica-007Unidade Básica passa longe das doenças raras, o foco são as crônicas hospitalares, um apanhado da vida urbana. Os casos retratados na série foram todos inspirados em situações reais. Pelos dois primeiros episódios que tivemos acesso fica estabelecida uma relação crescente e uma tensão entre Paulo e Laura, que deve crescer nos próximos episódios.

unidade-basica-003Paulo parece ser o típico bom personagem. Aparente segurança profissional, mas a na vida pessoal passa o oposto, dá indícios de ser conturbado e problemático. O trio de roteiristas promete que Paulo tem um vício do passado que se tornará mais evidente nessa temporada.

Unidade Básica promete acompanhar o choque entre os médicos recém formados e a realidade em que são colocados ao sair do mundo acadêmico.

Unidade Básica é exibida aos domingos, às 22h, pelo Canal Universal.