Os Fogatas

Cia Cuca de Teatro segue com firmeza a sua busca na adaptação dos clássicos de Maria Clara Machado

por

29 de novembro de 2016

Dentro do 9o FENATIFS a Cia Cuca de Teatro, organizadora do importante evento, nos apresentou o espetáculo; “Os Fogatas”, uma livre adaptação da peça inspirada no texto original “Os Cigarras e os Formigas” de Maria Clara Machado. O espetáculo conta a história de três famílias muito diferentes, Os Formigas, Os Cigarras e Os Batistas. Buliçosos vizinhos que se metem em planos, confusões com revelações, e até chegar a um final surpreendente. A montagem realizada pela Cia Cuca de Teatro dá a possibilidade de nos apresentar uma trama com relações interpessoais. As personagens representados pelas famílias dos Cigarras, Formigas e Batistas, além de suas vivências inusitadas, nos transmitem ideias sobre o respeito, as diferenças e a necessidade do dialogo para se estabelecer uma convivência mais harmoniosa entre os indivíduos.

espetaculo_os-fogatas_cia-cuca-de-teatro-1

É sempre muito boa a harmonia entre as personagens, suas características e suas indumentárias.

os-fogatas

Entre os bons trabalhos de composição, podemos destacar a precisão e a comicidade da atriz Elizete Destéffani.

Seguindo a sua tradição, o desenvolvimento do teatro na comicidade, através da técnica dos clowns, a Cia Cuca de Teatro resolveu ampliar o seu leque de atuação e criou também um espetáculo de suspense –com toques de teatro de vaudeville, apontando para o farsesco e para a comédia Dell’arte -, e com a atuação destacada de um músico que toca um teclado e canta com desenvoltura nas regiões graves e agudas, e chamando toda a atenção para si. Sendo um elemento interessante de ligação entre o palco e a plateia, o teatro convencional e o teatro épico, o uso de música ao vivo. Podemos ver em mais esta montagem o empenho e as qualidades que tem a Cia Cuca de Teatro, na escolha de suas concepções, conceitos e estéticas; e na construção de cada uma das personagens clowns. Entretanto tenho tido a impressão nestes dois últimos anos que o trabalho de manter com excelência este belo projeto que é o FENATIFS, faz com que a Cia esteja mais focada na plena realização de todo o festival, e aproveitando a sua apresentação com menos alegria, picardia e prazer de poder estar em cena de fato e plenamente. Isto não diz respeito a apresentação como um todo, mas colabora apenas na seguinte reflexão: qual seria o momento exato da Cia Cuca de Teatro se apresentar no FENATIFS. Na abertura, ou em seu encerramento? Para que ela pudesse mostrar a sua exuberância com plenitude, e todos pudessem desfrutar dos ótimos jogos cênicos propostos por ela. Tudo isto para que o público pudesse se deleitar com toda a competência e profissionalismo da ótima Cia Cuca de Teatro, que realiza um trabalho de ponta e incansável na manutenção do essencial segmento da infância e juventude no Brasil.

 

 

 

 


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52