FENATIFS

Feira de Santana é hoje o celeiro de um dos mais importantes festivais de teatro para a infância no Brasil

por

17 de março de 2017

O Festival de Teatro Infantil de Feira de Santana/FENATIFS, atualmente em vias de sua comemorativa 10o Edição, e de festejar a permanência do patrocínio do Governo da Bahia, com mais três anos de subvenção no edital de Eventos Calendarizados, está posicionado hoje entre os 03 maiores festivais de teatro infantil e juvenil do Brasil. Em sua 9o Edição o FENATIFS nos apresentou um amadurecimento muito grande em seu eixo curatorial, além de manter uma boa qualidade na organização e recepção de todas as cias e grupos teatrais de nosso país. Uma das grandes diferenças do FENATIFS está na sua abrangência, seja ela no número de mostras, de apresentações, de descentralização e de uma boa integração entre a educação e a arte, através do oferecimento as escolas das redes públicas, e particulares, de mais de 50 apresentações de espetáculos teatrais de qualidade técnica e artística.

Palhaço-Biribinha-FENATIFS-Edição-Epecial-2012

O grande palhaço Biribinha – que leva o seu nome no troféu do festival – é uma das maiores inspirações do FENATIFS, e será o grande homenageado desta 10a Edição.

As grandes ações de parceria com a rede pública e privada de ensino, que o FENATIFS abarca, é de suma importância para o desenvolvimento de nossa plateia e espectadores do amanhã. Através destas parceiras, milhares de crianças podem ter a oportunidade de ano a ano, além de ser possivelmente o seu primeiro contato com o teatro, de poder expandir o seu gosto pela arte, e desenvolver suas aptidões artísticas ou de cidadãos pensantes e esclarecidos. O teatro é o maior canal para que a criança tome consciência do mundo, de suas práticas, de sua formação humana, que amplie os seus gostos, que descubra os seus ideais, que ela possa sonhar, ampliar as suas possiblidades de mundo, de visões diferenciadas. Uma criança que frequenta o teatro é um cidadão mais consciente no futuro, mais integrado com a sociedade e com os principais valores que regem a sua conduta.

A e extensa e competente equipe  do FENATIFS, em sua 2a edição.

A e extensa e competente equipe do FENATIFS, em sua 2a edição.

O FENATIFS é um dos únicos festivais para a infância e juventude que contempla os novos talentos, os jovens talentos, os talentos do interior do Brasil, junto aos artistas consagrados da mostra nacional e de convidados especiais. Preocupado também com importantes discussões nacionais, acerca de nossas políticas públicas, projetos brasileiros, com a qualidade da crítica e dos fazedores de artes cênicas em todo o país, o FENATIFS possui também um espaço destinado à estas questões, que são realizados em um ambiente criativo, descontraído, onde se ressalta a cultura local, sua culinária e as qualidades dos anfitriões em receber Cias e grupos de todo o país. Neste local são debatidos e conversados temas de grande relevância para o crescimento de nosso segmento para a infância e juventude. Além de realizar também palestras com nomes expressivos da área da cultura e educação.

d3

Apresentação no Ginásio de Esportes Padre Aristotelino Dantas em Amélia Rodrigues. Uma das dezenas de ações de descentralização da cultura. Louvável que seja, o interior do estado, valorizando as cidades mais carentes e mais distantes do grande centro da capital Salvador.

O FENATIFS hoje, é o maior festival de teatro para a infância e juventude das regiões norte e nordeste do Brasil. Nenhum festival nestas regiões consegue atingir tantos segmentos, tantos espetáculos, tanta diversidade como eles. Apresentando um grande panorama da cultura nacional, o mesmo consegue agregar Cias e grupos de vários estados do país, onde contempla todas as regiões. Os festivais mais significativos da região norte e nordeste, o TIC. O TIC ocorre no pequeno período de 6 a 12 de outubro em Fortaleza e do dia 15 ao 17 em Sobral, e apresenta apenas 38 sessões de espetáculos. Uma abrangência bem menor, se comparado a uma capital de estado. Em se tratando de festivais de longevidade, temos no na região sul o FENATIB, em Blumenau, indo para a sua 20a edição, entretanto em um arco de decadência ao apresentar apenas 14 sessões de espetáculos de 04 a 12 de novembro de 2016. Na região sul temos também um dos 3 maiores festivais do Brasil, o Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças de Todas as Idades, em sua 7a edição, que é organizado pela mais importante Cia da cidade de Curitiba/PR: a Cia do Abração. E para finalizar o FIL na região sudeste na cidade do Rio de Janeiro. O FIL é um dos maiores festivais do país, entretanto, o seu maior foco é em múltiplas linguagens e com uma predominância quase absoluta de espetáculos internacionais. Alguns outros festivais do Brasil, apesar de serem amplamente conhecidos do público, apresentam uma programação muito inexpressiva no setor para a infância e juventude. São eles: Festival de Curitiba, que possui apenas o formato de uma mostra de nome Gurilândia, que oferece apenas duas ou três programações comerciais; e o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, que oferece de 3 a 4 espetáculos infantis. Um dos pontos mais positivos também do FENATIFS é a proposta em ampliar o produto artístico em regiões menos favorecidas do estado, assim como em locais onde muita vezes a arte nem chegou, como orfanatos, asilos e distritos mais carentes.

Cuco-2-620x413

O FENATIFS recebeu nestes nove anos de festival, Cias da mais renomadas de nosso país, como a Caixa do Elefante/RS.

IARA-2-620x414

Cia Lumiato de Formas Animadas/DF.

Curupira-FOTO-2.-TMCM.

Cia Boto-Vermelho/RJ.

Como podemos ver, encontramos hoje, em nosso país, alguns poucos festivais, que realmente dão conta de todos estes itens elencados acima: abrangência de dias, geográfica, em número de programação, em número de público escolar, e em uma curadoria com espetáculos cem por cento nacionais. Outros festivais encontram-se hoje em uma escala decrescente, e deixando de lado alguns princípios fundamentais para o bom fruir da cultura brasileira, onde coloca-se algumas vezes, profissionais com pouco conhecimento técnico e artístico para estarem à frente de debates, de mesas redondas, e na criação de conteúdos críticos. Além de haver um interesse meramente comercial e pouco comprometido com o teatro, a arte e a educação escolar. Desta maneira, o FENATIFS, encontra-se hoje na linha de frente dos maiores e mais importantes festivais do Brasil. É um privilégio para a Bahia poder ter em seu calendário anual um evento de grande valor para a cultura nacional, na cidade mais importantes do estado depois de Salvador, e assim dar um exemplo de descentralização, eficiência, competência, produção, realização e arte.