Eva Wilma e Nathalia Timberg duelam em cena em texto clássico

Clássico Hollywoodiano brilha em sua versão teatral

por

20 de junho de 2017

BabyJane 000

A dupla Charles Möeller e Claudio Botelho sempre esteve ligada aos musicais, sempre com montagens primorosas. A opção por um novo terreno surpreendeu. O Que Terá Acontecido a Baby Jane? tem sua fonte num romance escrito na primeira metade do século passado por Henry Farrell, mas a versão cinematográfica de 62 com Joan Crawford e Bette Davis que imortalizou a obra no imaginário coletivo. A versão teatral captura todo o duelo, rivalidade e jogo psicológico entre as duas irmãs que desde criança disputavam o estrelato.

BabyJane 001

A abordagem de sucesso e fracasso, muito comum na vida artística, se reflete na trajetória entre as duas irmãs e a relação doentia que tem. Essa dramaturgia é perfeita para duas atrizes brilharem, é exatamente o caso das talentosas Eva Wilma e Nathalia Timberg (que na versão paulistana era interpretada por Nicette Bruno). A experiência das duas em televisão e nos palcos brinda a plateia com atuações memoráveis, o autor foi um precursor em reduzir o papel masculino, que quase não é visto em cena.

O cenário único contribui para o clima claustrofóbico e o labirinto de ressentimentos que as duas irmãs transitam. A rivalidade entre as duas vem da infância, do teatro Vaudeville, quando Baby Jane (Eva Wilma) atingiu o estrelato para anos depois ver seu declínio e a ascensão de sua irmã Blanche (Nathalia Timberg) em Hollywood, até que um trágico acidente mudou tudo.

BabyJane 002

A dramaturgia retrata bem a amargura das duas estrelas agora esquecidas numa mansão e a maldade e crueldade massacram a relação através de palavras e gestos sutis. A decadência se reflete no ambiente familiar da mansão que relembra os dias de glória do estrelato.

Embora traga doses de humor, O Que Terá Acontecido a Baby Jane? lida com uma relação sufocante e muita maldade. O autor que fez a adaptação para o teatro, que tem tradução de Claudio Botelho, mantém o suspense e a atenção do público segundo após segundo. O elenco ainda conta com as atrizes, Juliana Rolim e Karen Junqueira, interpretando Baby Jane e Blanche e quando jovens. Sophia Valverde, Duda Matte, Alessandra Martins e Ágatha Félix se revezam como as atrizes quando crianças. Paulo Goulart Filho (que interpreta diferentes personagens masculinos em cena), Teca Pereira e Nedira Campos completam o elenco.

 

 

O QUE TERÁ ACONTECIDO A BABY JANE?

Onde: Theatro Net Rio. Sala Tereza Rachel. Rua Siqueira Campos, 143 – Sobreloja

Quando: Quintas e domingos, às 18h. Sextas e sábados, às 21h.

Quanto: R$ 50 a R$ 150.

Duração: 80 minutos

Classificação etária: 14 anos