51° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro: Noite de Abertura

Noite de abertura presta homenagens e tributos, além de manifestações populares

por

15 de setembro de 2018

20180914_211257

A noite de abertura do 51° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro foi marcada por consciência política e manifestações tanto pela plateia quanto pelos apresentadores da noite Letícia Sabatella e Chico Diaz. O momento também foide homenagens como aos saudosos Beatriz Segall e Roque Fritsch, bem como Troféu ABCV (Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo) para a UNB (Universidade Nacional de Brasília) entregue à representante do Corpo Docente Dácia Ibiapina. Outra homenagem foi a Medalha Paulo Emílio Salles Gomes a Ismail Xavier e Walter Mello, que agradeceram em discurso emocionado.

20180914_211150

Além disso, foi criado pela primeira vez o prêmio Leila Diniz pela carreira de grandes mulheres no audiovisual, e as primeiras contempladas foram a atriz Ittala Nandi e a montadora Cristina Amaral.

20180914_215740

Os filmes de abertura foram “Domingo” de Clara Linhart e Fellipe Barbosa e “Imaginário” de Cristiano Burlan, apresentado por um dos curadores do Festival, Eduardo Valente, que ressaltou a importância dos curtas-metragens ainda mais perante a falta de reconhecimento que a nova política da Ancine promove. Por isso foi um diferencial convidar um cineasta que já possui vários longas-metragens no currículo e continua a fazer curtas-metragens, pois acredita no formato e seu trabalho existe e a Ancine não pode negligenciar isso.

20180914_211819

Cristiano complementa:
“É um filme de terror. Espero que não vivamos mais este terror por muito tempo.” — se referindo à política atual do país.

Confira abaixo alguns vídeos desta noite emocionante:

Abertura do Evento

Homenagem a Ismail Xavier e Walter Mello:

Homenagem a Beatriz Segall e Roque Fritsch, além de Troféu ABCV para a UNB:

Apresentação do filme “Imaginário” de Cristiano Burlan

Homenagem a Ittala Nandi e Cristina Amaral

Apresentação do filme “Domingo” de Clara Linhart e Fellipe Barbosa e equipe: