51º Festival de Brasília: Apresentação da Primeira Noite Competitiva

Sessão dupla trouxe homenagens às mulheres e sua luta pela democracia

por

17 de setembro de 2018

51º Festival de Brasília: Apresentação da Segunda Noite Competitiva, com as apresentadoras foram Letícia Sabatella e Rosanne Mulholland, contou com duas sessões competitivas.

A primeira sessão contou com o filme em longa-metragem “Torre das Donzelas” da diretora Susanna Lira que convidou todas as “donzelas” a subirem no palco, mulheres que foram presas políticas por defenderem a democracia em seu país durante a Ditadura Militar, levando a palavras emocionadas por parte da diretora evocando as mulheres a lutarem pela democracia uma vez mais ante as eleições que se aproximam. A sessão contou ainda com o filme em curta-metragem “Cabeça de Loba” de Barbara Cabeça, que igualmente trouxe palavras em homenagem à força e união de todas as mulheres contra candidatos fascistas que não lhes representam.

A segunda sessão contou com o longa-metragem “Los Silencios” de Beatriz Seigner, homenageando todas as gerações de mulheres que vieram antes e que ainda estão por vir, bem como pediu por mais integração cultural entre os países da América Latina. A equipe do filme também contou com as atrizes e produtora da parte colombiana do filme, assim como contou com o ator brasileiro Henrique Diaz que leu uma carta coletiva em defesa da proteção dos direitos autorais por todo o território brasileiro. A apresentação do longa foi encerrada com uma declaração do produtor do filme Leonardo Mecchi em defesa do projeto de administração pública e cultural dos 12 a 14 anos de governo até antes do Impeachment, e que agora está sendo desmantelado. Na mesma sessão também ocorreu a apresentação do filme em curta-metragem “Kairo” de Fabio Rodrigo com a atriz Vanessa Oliveira subindo ao palco junto com o cineasta.

Confira a apresentação pelas apresentadoras Letícia Sabatella e Rosanne Mulholland:

Apresentação emocionada do filme “Torre das Donzelas” de Susanna Lira:

Apresentação do filme “Boca de Loba” de Barbara Cabeça:

Apresentação do filme “Los Silencios” de Beatriz Seigner:

Apresentação do filme “Kairo” de Fabio Rodrigo: