A 5ª Onda

Adaptação literária se perde ao misturar elementos demais em uma só trama

por

21 de janeiro de 2016

O cinema hollywoodiano é louco por alienígenas e vida fora da Terra: são invasões, ataques, monstros, abduções, experiências, tecnologias ultra avançadas, possessões, parasitismo. O medo e a curiosidade dos norte-americanos sobre o tema são tão ilimitados quanto a sua imaginação para criar histórias extraterrestres. Como representante mais recente do atual filão de distopias adolescentes, “A 5ª Onda” mistura diversos elementos da questão alienígena com açucaradas doses de romance, ou melhor, de um triângulo amoroso adolescente nos moldes de seu congênere mais próximo, “A Hospedeira” (2013), de Andrew Niccol, que será melhor desenvolvido no próximo filme da trilogia.

A 5ª Onda1

Baseada no best-seller homônimo de Rick Yancey, a trama se centra em Cassie Sullivan (Chloë Grace Moretz), uma garota de 16 anos que precisa salvar o irmão mais novo em meio a uma invasão alienígena que exterminou quase toda a população humana com quatro ondas sucessivas e mortais de ataques ao Planeta Terra. O anúncio de que a quinta onda está a caminho é assustador, mas um desconhecido (Alex Roe) surge no caminho de Cassie e se torna um possível aliado em sua busca. O roteiro escrito a seis mãos por Susannah Grant (“O Solista”, “Burlesque”), Akiva Goldsman (“O Código Da Vinci”, “A Série Divergente: Insurgente”, série “Fringe”) e Jeff Pinkner (série “Alias: Codinome Perigo”, “O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro”) é um dos prováveis culpados pela miscelânea que se revelou o resultado final do longa dirigido por J Blakeson (“O Desaparecimento de Alice Creed”, 2009).

Chloe Grace Moretz; Nick Robinson

“The 5th Wave” (no original) quer muito, por isso se perde em sua ambição e consegue pouco. Ao se calcar em coincidências óbvias e forçadas, o filme subjuga a inteligência do espectador e chega a arrancar risos em certas cenas mal executadas. Não há surpresas, é possível deduzir quase tudo o que vai acontecer a seguir desde o início da projeção. No quesito atuação, o destaque fica por conta de Maika Monroe, que vive uma gótica, durona e sarcástica sobrevivente das cinco ondas dos chamados Outros; o restante do elenco apresenta apenas interpretações corretas sem nenhum brilho.

 

A 5ª Onda (The 5th Wave)

EUA – 2016. 117 minutos.

Direção: J Blakeson

Com: Chloë Grace Moretz, Nick Robinson, Alex Roe, Maika Monroe, Ron Livingston, Liev Schreiber e Maria Bello.

Avaliação Raíssa Rossi

Nota 2