A Floresta que se Move

Questões similares com os problemas nacionais como corrupção e alianças políticas

por

16 de outubro de 2015

Esta adaptação bem livre da tragédia de Macbeth é uma das mais bem sucedidas investidas do cinema brasileiro em um gênero diferente.

Em “A Floresta que se Move” (Brasil, 2015), Vinicius Coimbra dirige, com extrema elegância, esta história fatalista onde homens de negócios se enfrentam em um ambicioso jogo pelo poder, transportando os trágicos personagens para um país utópico bem diferente da realidade brasileira retratada pelo cinema nacional.

FM04

Elias (Gabriel Braga Nunes), Clara (Ana Paula Arósio), Pedro (Angelo Antônio) e Heitor (Nelson Xavier) são peças chaves deste Macbeth corporativo repleto de cobiça, traição e assassinatos. Após ouvir a profecia de uma bordadeira, Elias é persuadido pelo anseio venenoso de Clara a matar o presidente do banco para ficar com o título. O roteiro (escrito por Coimbra em parceria com Manuela Dias) mantém a estrutura clássica do texto de Sheakspeare, mas abusa de licenças poéticas e grandes acertos cênicos.

FM01

A ambientação palaciana é substituída por uma arquitetura arrojada repleta de linhas oblíquas salientada por enquadramentos minimalistas que valorizam a narrativa assim como os trajes e acessórios. A excelente direção de arte e o tom fatalista reforçam a atmosfera dramática do escritor bardo e Coimbra contribui com uma seleção de planos e contra planos que valorizam o embate ao trono (neste caso a vaga presidencial). Outro mérito é tornar a obra de Shakespeare mais de acordo com o público a que se destina sem desmerecer seu tradicionalismo.

Apesar de Macbeth ser considerado uma peça amaldiçoada, Coimbra nos prova como um texto escrito quatro séculos atrás pode trazer à tona questões similares com os problemas nacionais como corrupção e alianças políticas.

Festival do Rio – Premiere Brasil: Competição Longa Ficção

A Floresta que se Move

Brasil, Uruguai, 2015. 99 min.

Direção: Vinícius Coimbra

Com: Gabriel Braga Nunes, Ana Paula Arósio, Nelson Xavier, Ângelo Antônio.


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52