‘A Imagem da Tolerância’

Documentário estreia nesta quinta-feira, dia 08.

por

07 de março de 2018

A Imagem da Tolerância_foto 1

Numa época em que a Fé, sobretudo a Católica, tem sido encarada por um grupo de pessoas como algo a ser combatido, as diretoras Joana Mariani e Paula Trabulsi levam para as salas de exibição um documentário sobre Nossa Senhora Aparecida. Produzido pela Mar Filmes em parceria com a GloboNews e a Globo Filmes, “A Imagem da Tolerância” (2018) é uma das estreias desta quinta-feira, dia 08.

Assumindo uma roupagem quase jornalística, o longa se propõe a abordar a fé e sua importância, mas com um olhar mais aguçado para o feminino por meio do lado acolhedor e maternal atribuído à Padroeira do Brasil, cuja imagem se tornou alvo de intolerância religiosa quando foi chutada em rede nacional pelo Pastor Sergio Von Helde, da Igreja Universal do Reino de Deus, em 12 de outubro de 1995.

Apresentada como o maior símbolo do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida é adorada por pessoas de idades, religiões, classes sociais e raças diferentes. Desta forma, a mensagem de tolerância e respeito ao próximo é explorada quase didaticamente pelas diretoras, tendo os depoimentos de Débora de Almeida, porta-bandeira da Estação Primeira de Mangueira que se vestiu de Nossa Senhora no desfile de 2017, Lama Michel Rinpoche e de Nany People como principais destaques.

Funcionando como uma sequência de “Marias” (2016), “A Imagem da Tolerância” é uma produção que discute com muita sensatez e delicadeza temas espinhosos, como a liberdade religiosa e a importância da fé na vida das pessoas, mostrando ainda o sincretismo religioso do Brasil, algo inerente aos países da América Latina.

Contudo, é válido mencionar que este documentário também encontra espaço para falar sobre as críticas constantes aos católicos por sua “adoração de imagens”. Com isto, Joana Mariani e Paula Trabulsi procuram desconstruir este mito, principalmente por meio do depoimento da artista plástica Maria Helena Charturi, responsável pela restauração da imagem original de Nossa Senhora Aparecida há 40 anos, que afirma que a matéria das estátuas representa algo muito maior.

Avaliação Ana Carolina Garcia

Nota 3