A Linguagem do Coração

Novo filme de Jean-Pierre Améris conta a história de Marie Heurtin, menina que nasceu cega e surda na França no século XIX

por

24 de abril de 2016

Baseado em uma história real do final do século XIX, “A Linguagem do Coração” é um filme sobre Marie Heurtin (Ariana Rivoire), uma menina de 14 anos que nasceu cega e surda e que, por isso, não consegue se comunicar com o mundo ao seu redor. Sem conseguir mais lidar com o comportamento violento da filha, o pai de Marie a leva a um médico que o aconselha a interná-la num asilo, mas ele a leva ao Instituto Larnay para meninas surdas, onde a menina conhece a irmã Marguerite (Isabelle Carré), uma jovem freira que a adota como filha. Mesmo com um grave problema de saúde, irmã Marguerite luta incansavelmente para tirar Marie de seu universo particular de solidão, silêncio e escuridão.

Jean-Pierre Améris, conhecido por “Românticos Anônimos” (2010), repete pela segunda vez a parceria no roteiro com Philippe Blasband e como diretor com a atriz Isabelle Carré depois de quatro anos. Em “Marie Heurtin” (no original), o cineasta explora a relação maternal desenvolvida entre Marie e Marguerite com enorme sensibilidade, assim como a melhora progressiva e a evolução constante da garota. A irmã Marguerite foi a única pessoa a acreditar que Marie poderia aprender a se comunicar com outras pessoas e ter uma vida normal, apesar do ceticismo das outras freiras e internas do Instituto Larnay. Marie é um daqueles casos complicados, considerados perdidos até que alguém lhes dá uma chance de redenção, com a diferença de que ela nunca fez nada de errado, apenas nasceu sem ouvir e sem enxergar.

O desenrolar da trama é lento, assim como o aprendizado de Marie. A câmera de Améris capta os momentos de alheamento da menina com a mesma delicadeza que dá closes nos rostos das personagens, locais onde Marie reconhece e sente as pessoas. Exibido no Festival de Locarno 2014, “A Linguagem do Coração” é uma bonita história de amor entre duas mulheres que tiveram suas almas conectadas como se fossem mãe e filha. Uma narrativa emocionante sobre como uma pessoa pode fazer a diferença e mudar completamente a vida de outra.

 

Festival do Rio 2015 – Panorama do Cinema Mundial

A Linguagem do Coração (Marie Heurtin)

França – 2014. 94 minutos.

Direção: Jean-Pierre Améris

Com: Isabelle Carré, Ariana Rivoire, Brigitte Catillon, Noemi Churlet, Laure Duthilleul e Gilles Treton.


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52