A Nona Vida de Louis Brax

Trabalho sedutor, mas com uma enorme crise de identidade

por

07 de outubro de 2016

Quem conhece a obra do cineasta francês Alexandre Aja sabe que ele é capaz de apresentar obras enérgicas como o cultuado thriller “Alta Tensão” (Haute Tension no original) de 2003, os eficientes remakes de “Viagem Maldita” (2006) e “Espelhos do Medo” (2008) e o divertido “Piranha” (2010).

louis03

Mas em “A Nona Vida de Louis Brax” (The 9th Life of Louis Brax), o diretor sai de sua zona de conforto e se envereda por caminhos confusos, deixando de lado sua versatilidade autoral. Baseado no romance de Liz Jensen, o filme mescla drama, thriller, suspense e fantasia em doses imprecisas criando uma fábula em torno do pequeno Louis Brax (Aiden Longworth), um esperto menino de 9 anos que vive no limite da vida e da morte, sempre paparicado pela sua sensual mãe, Natalie (Sarah Gadon em desempenho apático) e seu pai postiço Peter (Aaron Paul). O principal conflito aparece quando um grave acidente leva o pequeno Brax a ficar em coma sob os cuidados do médico Dr. Allan Pascal (Jaime Dornam dando um show de canastrice) que se comunica telepaticamente com o menino sob a vigilância de um psicólogo, Dr. Perez (Oliver Platt). Paralelamente uma investigação policial é aberta e novas camadas irão aparecer.

louis02

Visivelmente deslocado, Aja sobrepõe o assunto principal e cria uma enorme “barriga” bem no meio da narrativa deixando de aproveitar a densidade dramática de vários personagens e situações. O pacote não é satisfatório resultando em um trabalho sedutor, mas com uma enorme crise de identidade, que nas mãos de outro diretor do calibre de Tim Burton ou David Fincher renderia uma excelente obra lúdica de ficção criminal.

louis01

É uma pena que “A Nona Vida de Louis Brax” não atenda às ambições artísticas de um diretor tão potente como Aja e vamos torcer que este trabalho não seja um sinal que sua fagulha criativa esteja se apagando.

 

 

Festival do Rio 2016 – Panorama do Cinema Mundial

 

A Nona Vida de Louis Brax (The 9th Life of Louis Brax)

Eua, Canadá, Reino Unido, 2016. 108 min.

Direção: Alexandre Aja

Com: Jaime Dornam, Aiden Longworth, Sarah Gadon, Aaron Paul, Oliver Platt

Avaliação Zeca Seabra

Nota 2