A Vida e História de Madame C.J. Walker (Netflix)

Nova minissérie da Netflix é protagonizada por Octavia Spencer e conta história da primeira mulher negra milionária nos EUA

por

21 de março de 2020

Só passando para indicar a minissérie em 4 capítulos chamada “A Vida e a História de Madame C.J. Walker” na #Netflix com Octavia Spencer e grande elenco.

Eu cresci e amadureci com minha madrinha sempre dizendo: “Cabelo é poder! Cabelo é identidade!”. Ela trabalha com cabelo por toda a sua vida e estuda ancestralidade, fé e história através da relação das pessoas com seus cabelos. Quando comecei a ver, só conseguia pensar nela na mesma hora: a história sobre a primeira mulher negra a ter se tornado milionária nos EUA, e conseguiu este feito no século passado construindo um império que mudou a vida das pessoas a partir do cabelo, especialmente das mulheres negras.

Cada frase dita pela personagem ressoava em minha memória como os ensinamentos de minha madrinha. E eu sempre a ouvia com o maior fascínio e encantamento. Por isso, a narrativa da personagem de Octavia Spencer me bate tão familiar e tão pessoal, não apenas como uma reprodução ficcional de algo que deixou sua marca lá longe nos livros de história.

A mise-en-scène faz escolhas acertadas de ritmo e engajamento. Não é demérito nenhum a opção pelo gênero emprestado da novela, até mesmo pela acepção literal da palavra: “um pequeno romance em narração capitular, numa espécie de concentração temática em torno de um número restrito de personagens”. Ao mesmo tempo que sua etimologia atrai outras acepções como o dispositivo do truque para ‘enganar’ o espectador, ou ‘mentir’ de forma farsesca, romanceando a realidade. E isto nos envolve de modos que a dura realidade preconceituosa da época precisa como um aríete que abre caminho com mais liberdade para recriar os horrores em torno da veracidade dos fatos. Isso amplia, inclusive, a jornada da heroína principal da trama. Não que o feito dela já não fosse gigante por si só, mas, desta forma, o intimismo do núcleo familiar da novela alcança um tom épico perante as adversidades que foram enfrentadas de verdade pelas personagens reais. Isso é o que torna, de modo inversamente proporcional, toda a pantomima e as licenças poéticas em algo ainda mais crível, simplesmente por fazerem a linguagem de gênero e o espectador caminharem de mãos dadas. Sem falar na direção de arte e figurinos elegantérrimos!

#netflix #netflixdicas #dicasnetflix #netflixbrasil #octaviaspencer

IMG_20200321_165827_953