ACCRJ celebra o centenário de Ingmar Bergman

Evento será realizado entre os dias 09 e 11 de março na Cinemateca do MAM.

por

08 de março de 2018

A Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) homenageia o cineasta Ingmar Bergman com a “Mostra ACCRJ celebra 100 anos de Ingmar Bergman”, que acontece entre os dias 09 e 11 de março na Cinemateca do MAM, no Rio de Janeiro.

Presidida pelo jornalista e crítico de cinema Rodrigo Fonseca, a Associação selecionou cinco títulos da extensa filmografia de Bergman, que serão debatidos ao final de suas respectivas sessões por jornalistas, críticos e membros da Sociedade Brasileira de Psicanálise. São eles: “Morangos Silvestres” (Smultronstället – 1957), “Quando Duas Mulheres Pecam” (Persona), “Fanny & Alexander” (Fanny och Alexander – 1982), “O Sétimo Selo” (Det sjunde inseglet – 1957) e “Sarabanda” (Saraband – 2003). Dentre os selecionados, somente o longa de abertura da Mostra, “Morangos Silvestres”, não terá debate.

A “Mostra ACCRJ celebra 100 anos de Ingmar Bergman” tem entrada franca. A Cinemateca do MAM fica na Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

 

Confira a programação completa:

Dia 09/03 (sexta-feira):

– “Morangos Silvestres” – 16h30.

– “Quando Duas Mulheres Pecam” – 18h30.

*Sessão seguida de debate com os críticos Marcelo Janot, Susana Schild e Mario Abbade, fundador e proprietário do Almanaque Virtual. Mediação de Rodrigo Fonseca.

Dia 10/03 (sábado):

– “Fanny & Alexander” – 15h30.

*Sessão seguida de debate com os críticos Ricardo Cota e Luiz Fernando Gallego Soares, e as integrantes da Sociedade Brasileira de Psicanálise, Mônica Aguiar e Ana Sabrosa. Mediação de Rodrigo Fonseca.

Dia 11/03 (domingo):

– “O Sétimo Selo” – 15h30.

*Sessão seguida de debate com os críticos Ricardo Largman, Filippo Pitanga e Marcelo Müller. Mediação de Ana Rodrigues.

– “Sarabanda” – 19h.

*Sessão seguida de debate com os críticos Daniel Schenker e Leonardo Luiz Ferreira. Mediação de Ana Rodrigues.