Apostas na Mostra Aurora da 23° Mostra Tiradentes
Melhores filmes até agora foram Cadê Edson?, Mascarados e Canto dos Ossos
Infelizmente a Mostra Aurora está sendo bem morna aqui em Tiradentes este ano, com exceção do questionador e intenso doc “Cadê Edson?” de Dácia Ibiapina (por enquanto, o único vencedor possível), PORÉM…
1) Hoje vimos o interessante “Mascarados” de Marcela e Henrique Borela que reflete quem de fato é mascarado ou não na pirâmide social do capital, mesmo perdendo por volta da metade da projeção um pouco da força dramatúrgica com que começou… TODAVIA, ainda assim, é a MELHOR FOTOGRAFIA nesta edição do Festival, assinada por Wilssa Esser (fotógrafa do novo clássio “Temporada” de André Novais, o qual vocês podem encontrar na #Netflix). — Valendo ressaltar as monumentais cenas de explosões na pedreira e a penúltima sequência do filme (MUITO PODEROSA), numa correria de um dos protagonistas através de travelling dificílimo em meio à mata densa (pela qual estou perdidamente apaixonado e já quero making of de como foi feita). Já é minha aposta francamente favorita para o prêmio Helena Ignez de maior contribuição artística na 23° Mostra de Cinema de Tiradentes.
2) Vale ressaltar também o intrigante terror de “Canto dos Ossos” de Jorge Polos e Petrus de Bairros. É uma obra de muitas propostas provocantes e bem filmadas esteticamente…. Porém, acaba dispersando o que propusera antes de forma interessante, desenvolvendo demais as mil subtramas paralelas e retomando a espinha dorsal numas elipses meio soltas de montagem, que providenciam com que tudo convirja para cenas conclusivas que não foram trabalhadas o bastante pra isso, e nem se encerram com a potência que tinham a capacidade de alcançar… PORÉM….MELHOR CENA DE ORGIA DE VAMPIROS DA HISTÓRIA!
Agora que estamos na reta final, esperemos os últimos filmes inéditos da Mostra para saber os premiados no sábado!

