Atividade Paranormal 5: Dimensão Fantasma

A franquia rentável chega ao fundo do poço

por

23 de outubro de 2015

A franquia mais rentável dos últimos tempos chega ao quinto episódio demonstrando sinais de evidente cansaço. Novamente, uma família classe média norte americana é perturbada por estranhos fenômenos paranormais envolvendo crianças, bruxas e demônios em imagens captadas por câmeras de vídeo. Da idéia original não restou muita coisa. A crítica sobre uma sociedade consumista aterrorizada pela exposição permanente da sua intimidade desapareceu lá pelo terceiro episódio para se transformar em um pastiche sobre hipotéticas forças do mal dominadas por uma apocalíptica confraria de bruxas.

O diretor estreante Gregory Plotkin (editor dos outros filmes da série) não demonstra capacidade de extrair nenhuma tensão da atmosfera sugerida apelando para um artificialismo irritante e preferindo focar a trama na gênese da tal sociedade diabólica com ares de Poltergeist (inserindo sequências parecidas com os filmes de 1982 e 2015). Os mirabolantes efeitos gráficos turbinados por um tosco 3D desgastam este quinto exemplar de uma franquia cujo maior impacto era o elemento surpresa de algo invisível acontecer em qualquer canto da tela.

ap03

Mas “Atividade Paranormal 5: Dimensão Fantasma (Paranornal Activity: The Ghost Dimension)” traz uma novidade até certo ponto criativa.

Apesar de a trama repetir os velhos e manjados truques de aparições repentinas e exterminar a espontaneidade da ação, a narrativa em determinados momentos flerta levemente com o uso metalingüístico da imagem, algo raro neste tipo de filme. Infelizmente tal recurso é abandonado sem qualquer explicação em função de uma leitura mais comercial, obviamente para atender um público consumista que se satisfaz com soluções fáceis e baratas que apenas reproduzem o efeito desejado.

ap02

Atividade Paranormal 5: Dimensão Fantasma (Paranormal Activity: The Ghost Dimension)

Eua, 2015. 88 mim.

Direção: Gregory Plotkin

Com: Chris J. Murray, Brit Shaw, Ivy George, Dan Gill, Olivia Taylor Dudley


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52