Bem Casados

Relação intrínseca entre aqueles que fazem filmes e aqueles que assistem filmes

por

07 de dezembro de 2015

Enquanto alguns diretores amadurecem artisticamente, Aluizio Abranches faz o caminho inverso. Sem filmar desde 2009, o diretor retorna da pior maneira possível, com a comédia “Bem Casados”.

BC03

Talvez o boom das comédias nacionais tenha levado Abranches, acostumado a temas picantes e controversos (“Um Copo de Cólera” de 1999 e “Do começo ao fim” de 2009), a retroceder de maneira tão lamentável e primária. Mas a culpa não é do gênero e sim de alguns realizadores que acreditam na relação intrínseca entre aqueles que fazem filmes e aqueles que assistem filmes. Esta triste adaptação à demanda do atual mercado de cinema nacional empobrece a compreensão e embaça a visão do público sobre a importância de uma linguagem cinematográfica mais elaborada. O resultado são filmes como este que se escora na repetição de velhos clichês e os exploram a exaustão sem a menor cerimônia.

BC04

“Bem Casados” é oco e apenas recicla velhos ingredientes sobre o casamento tentando fazer piada com a instituição social e religiosa mais discutida entre homens e mulheres. A banalidade do roteiro (escrito pelo próprio diretor) revela claramente a intenção de não utilizar o raciocínio do espectador.

Sem ser divertido e com uma linguagem automática e explicadora, o riso é forçado por uma trilha sonora que pontua as sequências engraçadinhas e pelos atores que se perdem entre caras e bocas. Além do mais o filme apresenta um dos mais escancarados e escandalosos merchandisings jamais vistos no cinema nacional (incluindo uma despropositada propaganda da árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas que recentemente sofreu um acidente).

 

Repleto de códigos primitivos, “Bem Casados” tenta ser simpático com todos os tipos de platéias, mas não passa de um convidado chato que obriga os outros a rir de suas piadas sem graça.

Bem Casados

Brasil, 2015. 90 min.

Direção: Aluizio Abranches

Com: Alexandre Borges, Camila Morgado, Bianca Comparato, João Gabriel Vasconcelos.

 


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52