Berlinale recebe filme brasileiro Espero Tua (Re)Volta

Cinema brasileiro politizado em alta no Festival de Berlim

por

12 de fevereiro de 2019

‘Espero Tua (Re)volta’, de Eliza Capai, tem recepção calorosa em première do Festival de Berlim

Screenshot_20190211-234526

FONTE: DIVULGAÇÃO

PRODUZIDO PELA TVa2, O LONGA COMPETE NA MOSTRA GERAÇÃO 14+ E FOI SELECIONADO PARA O GLASHÜTTE ORIGINAL – DOCUMENTARY AWARD 2019, QUE PREMIA O MELHOR DOCUMENTÁRIO DO FESTIVAL

O filme “Espero Tua (Re)volta”, dirigido por Eliza Capai, foi aplaudido de pé durante sua estreia no último sábado, 9, na Mostra Geração 14+, do Festival de Berlim. Estiveram no tapete vermelho o montador Yuri Amaral, a diretora Eliza Capai e uma das protagonistas, Marcela Jesus (foto). A produção integra, ainda, a seleção doGlashütte Original – Documentary Award 2019, que premia com troféu e 50 mil euros o melhor documentário do festival.

“Nossa tensão e ansiedade, como equipe, se dissolveram quando vimos todas aquelas pessoas se levantando e aplaudindo o filme por uma eternidade. Na sessão seguinte, o mesmo se repetiu. Os dois debates que aconteceram após o filme foram muito profundos e mostraram como as pessoas estavam curiosas sobre a situação política do Brasil. O debate extrapolou o filme e falou sobre toda essa complexidade que vivemos agora. Foi muito especial!”, conta a diretora Eliza Capai.

O trailer disponível emhttps://youtu.be/DIA5N72zi4Q mostra imagens de passeatas de estudantes, da ocupação de escolas, do congresso da UNE de 2017, entre outras. No filme, os três narradores relembram os eventos de 2013, até chegarem ao processo de impeachment de Dilma Rousseff em 2016 e à vitória do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro em 2018. O trio propõe diferentes olhares e vivências, mas têm em comum o ativismo por um ensino público de qualidade e uma cidade mais inclusiva. As lutas por direitos coletivos acabaram por lhes render também importantes conquistas individuais: a partir dos debates de feminismo, temas LGBT e de antirracismo realizados dentro das ocupações, os jovens transformaram suas relações e suas próprias formas de se verem e se apresentarem no mundo.

O filme é uma produção da TVa2, com coprodução da Globo Filmes/Globonews, através da Lei de Audiovisual, em conjunto com investimentos do Fundo Setorial (BRDE/Ancine), através de parceria com o Canal Curta! e distribuição da Taturana Mobilização.

Em Berlim, o filme terá sessões nos seguintes dias, horários e locais:

Sábado, 09/02, às 16h (local de Berlim), na HKW (Premiere)

Domingo, 10/02, às 20h15m, no Cubix 8

Quinta, 14/02, às 16h, no Zoo Palast 2

Sábado, 16/02, às 10h, no CinemaxX 1

Para outras informações acesse:https://www.facebook.com/esperotuarevolta/

Sinopse

Quando a crise se aprofundou no Brasil, os estudantes saíram às ruas e ocuparam escolas protestando por um ensino público de qualidade e uma cidade mais inclusiva. Espero Tua (Re)volta acompanha as lutas estudantis desde as marchas de 2013 até a vitória do presidente Jair Bolsonaro em 2018. Inspirada pela linguagem do próprio movimento, o filme é conduzido pela locução de três estudantes, representantes de eixos centrais da luta, que disputam a narrativa, explicitando conflitos do movimento e evidenciando sua complexidade.