Cantinflas

por

19 de outubro de 2014

Algumas biografias, como “Ray” ou “O Garoto de Liverpool” contam toda a trajetória de um ídolo até seu momento de destaque. Outras, como “Front/Nixon”, “O Discurso do Rei” e “Lincon”, focam em um momento decisivo de sua vida. Em “Cantiflas”, do diretor Sebastián del Amo, tenta misturar os dois formatos, apostando na magia do comediante, mas o resultado é um filme que oscila entre a novela mexicana e o pastelão.

O filme se passa em duas linhas temporais intercaladas. Em um delas, na década de 30, vemos o início de carreira de Mario Moreno em tendas itinerantes, até criar o personagem Cantiflas e se tornar o comediante mais festejado da América Latina. Na outra linha temporal, na década de 50, acompanhamos Michael Todd, produtor da Broadway, que encontra dificuldades para recrutar atores para seu filme “A volta ao mundo em 80 dias”.

Essas duas histórias apresentavam o potencial para um bom drama, e o diretor realmente tenta traçar um paralelo entre a evolução dos dois personagens. Entretanto, o filme nunca parece disposto a se aprofundar em nada, ficando sempre com uma impressão superficial da história. A magia e clima leve com que abordava todos os momentos da vida de Cantiflas parecia contribuir para uma espécie de “biografia para crianças”. Como exemplo, todo a corrupção dos sindicatos ficou resumida a dois homens mal-encarados trocando envelopes.

Indiferente a tudo isso, Óscar Jaenada como Cantiflas, se apresenta bem à vontade sobretudo com o humor físico do protagonista. Michael Imperioli (Os Sopranos), também consegue criar um Todd divertido e carismático, que demonstra seu desespero enquanto se esforça para escondê-lo. E o filme tem seus melhores momentos quando tenta emular o humor de Cantiflas nos palcos.

O resultado é um filme que pretende se aproveitar do ainda pouco explorado mercado de latinos. É uma obra que diverte em vários momentos, instrui em outros, mas que não consegue se aprofundar na genialidade daquele que é considerado um dos maiores tesouros mexicanos.

 

Festival do Rio 2014 – Foco México

CANTINFLAS (idem)

México, 2014. 106 min

De Sebastian del Amo

Com Óscar Jaenada, Michael Imperioli, Ilse Salas


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52