Cegonhas – A História Que Não te Contaram

por

22 de setembro de 2016

Aquela história que provavelmente todos os pais já contaram alguma vez aos seus filhos, quando questionados sobre o seu nascimento, de que as cegonhas trazem os bebês, ganhou novos contornos na animação “Cegonhas – A História Que Não te Contaram” pelo mesmo estúdio de “Uma Aventura Lego” e “Happy Feet”. A trama parte da premissa de que as cegonhas pararam de entregar bebês depois de gerações por considerarem um trabalho impiedoso e por haver outras formas de casais terem filhos. As aves, então, se transformaram em entregadoras de encomendas da LojaDaEsquina.com (Cornerstore.com). Júnior, um dos entregadores mais competentes da gigante, está prestes a ser promovido quando Tulipa, uma desastrada órfã que acaba de completar 18 anos e vive na Montanha das Cegonhas por não ter sido entregue à família, acidentalmente ativa a antiga máquina de fazer bebês e produz uma bebê não autorizada. Júnior, que deveria ter demitido Tulipa, se vê obrigado a se juntar a ela para entregar a bebê a tempo sem ser descoberto pelo chefe.

STORKS

Dirigida por Nicholas Stoller (“Vizinhos” e “Vizinhos 2”), também roteirista, e Doug Sweetland, “Storks” (no original) é uma animação que não tem a sofisticação, a complexidade tampouco a originalidade da Pixar, mas que consegue atingir diferentes públicos com sua simplicidade e humor leve. Além de ser de fácil compreensão para as crianças, o longa ainda conversa com os adultos sobre a importância de passar mais tempo com os filhos apesar da correria do mundo moderno e a valorização da família, que é apresentada em formatos variados sem discriminação. Na dicotomia modernidade versus tradição, o filme peca, no entanto, ao enaltecer os métodos antigos em relação aos modernos, como se estes tivessem uma eficiência muito inferior.

cegonhas6

Na versão original, nomes como Andy Samberg, Jennifer Aniston, Ty Burrell, Kelsey Grammer e Danny Trejo dão voz aos personagens criados por Stoller, enquanto Klebber Toledo, Tess Amorim, Marco Luque são os destaques na dublagem brasileira. Com exaltação à fofura irresistível dos bebês e algumas cenas que desafiam o real, principalmente envolvendo a matilha de lobos, “Cegonhas – A História Que Não te Contaram” é a típica animação com clichês, ótima para um programa em família – sem nada de especial, mas divertida na medida certa.

 

Cegonhas – A História Que Não te Contaram (Storks)

EUA – 2016. 89 minutos.

Direção: Nicholas Stoller e Doug Sweetland

Com: Andy Samberg, Jennifer Aniston, Katie Crown, Stephen Kramer Glickman, Ty Burrell, Kelsey Grammer e Danny Trejo.

Avaliação Raíssa Rossi

Nota 3