Chacrinha
Terceiro espetáculo da trilogia Uma Aventura Brasileira Chacrinha, de 12 milhões de reais, marca a estreia de Pedro Bial como autor e Andrucha Waddington como diretor teatral
Aconteceu nesta terça-feira, no Teatro João Caetano, na cidade do Rio de Janeiro, a coletiva de imprensa do espetáculo musical “Chacrinha” da Aventura Entretenimento. Mais um novo autor e diretor serão lançados no mercado teatral com esta nova produção. Uma prática que vem se tornando rotineira nas produções da Aventura. Na trilogia Uma Aventura Brasileira (“Elis-A Musical”, “Se Eu fosse Você” e “Chacrinha”), todas foram realizadas por profissionais estreantes na direção teatral, respectivamente: Dennis Carvalho (diretor de novelas), Alonso Barros (coreógrafo); e agora Pedro Bial (jornalista, escritor e apresentador), como autor e Andrucha Waddington (diretor de cinema), como diretor.
Na entrevista, Bial ressaltou o seu gosto por biografias, o fascínio em poder falar sobre o lado humano da personagem Chacrinha, do seu criador Abelardo Barbosa, e que pensou em realizar um espetáculo com cenas para encantar. Sobre esta nova aventura na direção de um musical, Andrucha comparou a sua criação cênica, como a dirigir um plano seqüência para o cinema, pois para “ele” ser filmado requer muito tempo de ensaio para o seu ajuste total. Assim, definiu a sua direção em “Chacrinha” como a realizar dois planos seqüência, sendo o 1o ato, a primeira seqüência, e o 2o ato, a segunda seqüência. Ressaltou também a possibilidade de se recuperar no projeto a liberdade de ser inpoliticamente correto. “Algo incomum nos dias de hoje, onde de dez palavras, cinco podem estar sendo patrulhadas no politicamente correto” diz Andrucha.

Elenco de Chacrinha reunido no palco do Teatro João Caetano após a apresentação das cenas do espetáculo
Depois de uma pequena preleção da equipe criativa, vimos, não por acaso, duas seqüências da peça. Uma do segundo ato, e uma do primeiro ato. Foi possível vermos um pouco do tom irreverente e carnavalesco que Gringo Cardia propõe na cenografia do espetáculo, onde podíamos ver também algumas necessidades de ajustes e acabamentos, típicos nas grandes alegorias de carnaval; além de assistirmos também a algumas das 73 canções do espetáculo, através dos intérpretes de Chacrinha (na segunda fase vivido por Stepan Nercessian e na primeira fase por Leo Bahia), e por atores que representam cantores como Rosana, Ritchie, grupo Ultraje à Rigor, Elba Ramalho, Gonzaguinha, Fábio Junior, Clara Nunes, e uma participação especial de Dercy Gonçalves e Elke Maravilha, entre outras.

Toda equipe reunida após a apresentação das cenas. Em destaque no centro Stepan Nercessian, e sentados a direita Andrucha Waddington e Pedro Bial.
“Chacrinha” estreia no dia 14 de novembro às 20h no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, e sua temporada irá até o dia 1o de março de 2015. Na ficha técnica, a direção musical e arranjos são de Delia Fischer, direção de movimento de Alonso Barros, desenho de luz de Paulo César Medeiros, figurinos de Claudia Kopke e desenho de som de Carlos Esteves.