Cinco Graças

Luz e energia solar se transformam em uma verdadeira espiral trágica

por

20 de janeiro de 2016

Cinco irmãs em pleno frescor da juventude celebram o fim de ano letivo com seus colegas de classe brincando e se divertindo em uma praia. O que aparenta ser o início de um grito de liberdade repleto de luz e energia solar se transforma em uma verdadeira espiral trágica aonde as cinco ninfetas, aos poucos, perderão o viço faceiro e festivo.

MUST03

A diretora Deniz Gamze Ergüven, em seu primeiro longa metragem mostra o que é ser mulher na sociedade turca atual, questão muito bem debatida em outra produção da Turquia intitulada “A Segunda Esposa” (Kuma), exibido no Festival de 2012, onde o machismo não cede aos privilégios da alma feminina.

“Cinco Graças” (“Mustang”), vencedor da mostra Label Europa Cinema do Festival de Cannes, questiona este papel e os desdobramentos de quem não resiste a pressão deste pesado fardo. O casarão, antes um espaço repleto de risos animados, transforma-se em uma prisão de atividades domésticas e onde cada irmã tentará contornar as regras impostas pelo tio e pela avó.

A narrativa se concentra em analisar a triste realidade que estas meninas são obrigadas a desempenhar na sociedade muçulmana e a constante sexualização das mulheres na Turquia. Tudo é motivo para castigo e impor um regime de castração. Apesar da falta de opção, as meninas lutam para defender seu território sentimental balançando seus longos cabelos que lembram crinas de cavalos selvagens (razão do título original). Algumas são bem sucedidas outra nem tanto.

MUST02

Apesar de a mensagem ser claramente feminista, Deniz não abre mão de uma linguagem poética ao comparar as irmãs à uma bela flor que aos poucos vai perdendo suas pétalas. O belo trabalho fotográfico, que começa luminoso e termina com uma paleta escurecida, emoldura esta lúdica crônica sobre a perda da inocência em uma sociedade onde as mulheres ainda têm muito pouco espaço de expressão.

Festival do Rio – Expectativa 2015

Cinco Graças (Mustang)

França, Alemanha, Turquia, Qatar, 97 min. 2015

Direção: Deniz Gamze Ergüven

Com: Doga Zeynep Doguslu, Günes Sensoy, Elit Iscan, Tugba Sunguroglu

 


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52