Coma Seus Mortos

por

10 de outubro de 2014

Situado em uma aldeia de ciganos, Coma Seus Mortos discute a evolução de classe, dos membros daquele grupo social na França em paralelo com o drama familiar de Moïse e Jo Dorkel, interpretados por eles mesmos, o primeiro é um jovem de apenas quinze anos, ás vésperas de um rito de passagem que o transformará em um homem, e o outro acabara de retornar da prisão.

Como Seus Mortos 3O desespero pelo sustento de sua família faz o adolescente se afeiçoar pelo cotidiano marginal, pela vida bandida como um revide pela ignorância do Estado as suas condições paupérrimas de vida, uma contra-ataque a exploração, todo baseado no instinto e selvageria. A iniciação na criminalidade parece ser o único meio de vida. Trata da necessidade básica chamada fome como um dos incentivadores a essa clandestina vida.

Como Seus Mortos 5O filme se vale dos resquícios de uma rebeldia que até têm causa, mas que se perdeu ao cobrar do sistema os seus direitos, e que apelo para um estilo de vida que somente fomenta o poderio daqueles que os oprimem. Paralelo a isto, mostra personagens bastante humanizados, tetando conviver com seus defeitos, a busca de seus desejos, exibindo seus lados da história, mas sem tratá-los como coitados ou vítimas.

Como Seus Mortos 2As diferenças entre as transgressões homicidas e furtivas são levantadas pelo roteiro. O discurso de Jo ainda é o de honra, a despeito de todas as acusações e provas contra si. A perseguição final simboliza a tentativa de fuga, desta ingrata existência, calcada na desventura e no torpor anestésico que a marginalidade produz nos socialmente excluídos. Um destino inexoravelmente trágico aos meninos que se exibem para a câmera e Jean-Charles Hue. A vida ligada a religião e a normatividade parece muito pouco aos olhos de quem já viveu tanta adrenalina, perto disso, o batismo é apenas uma consolação infantil.

Como Seus Mortos 4

Mostra Expectativa 2014
Coma Seus Mortos (Manje Tes Morts)
França, 2014, 98 min
De Jean-Charles Hue
Com Frédéric Dorkel, Jason François, Mikael Dauber, Moise Dorkel, Joseph Dorkel


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52