Começam as filmagens de A Mesma Parte de Um Homem

Primeiro longa de Ana Johann traz Clarissa Kiste e Irandhir Santos no elenco

por

12 de fevereiro de 2019

COMEÇAM AS FILMAGENS DE “A MESMA PARTE DE UM HOMEM”
 
Primeiro longa de Ana Johann traz Clarissa Kiste e Irandhir Santos no elenco
FONTE: Divulgação oficial
Esta imagem de Irandhir Santos é meramente ilustrativa (e pertence à Globo Filmes)

Esta imagem de Irandhir Santos é meramente ilustrativa (e pertence à Globo Filmes)

 
Acompanhe as novidades do filme nas redes sociais: www.instagram.com/olhardistrib/
 
Começam amanhã (13), na região rural de São José dos Pinhais (PR), as filmagens de “ A Mesma Parte de um Homem” primeiro longa-metragem de ficção da diretora Ana Johann. A produção é da Grafo audiovisual e a distribuição da Olhar Distribuição.
 
Na trama, Renata é uma mulher de quarenta anos que vive na vila rural com seu marido e uma filha adolescente. Inicialmente, ela concebe o medo como um sentimento corriqueiro, mas ao passar por algumas situações, começa a encontrar o desejo e a pulsação da vida.
A história e as personagens têm muito da experiência pessoal da diretora Ana Johann, que viveu até os 14 anos em uma vila rural no interior do Paraná “‘A Mesma Parte De Um Homem’ é sobre pessoas que cruzaram o meu caminho, memórias da minha infância mas ao mesmo tempo, transvestidas em outros corpos, em outras histórias, já que como contadora de histórias eu posso simular mundos e possibilidades (…)Penso que existem muitos filmes no mundo e o mais importante e honesto é eu escrever sobre o meu universo que foi inicialmente rural e que continua sendo muito forte em mim. Eu saí deste lugar, mas estas pessoas estão de certa forma impregnadas em mim”, ela explica.
Um dos fios condutores da narrativa é a busca da protagonista pela liberdade de decidir sua própria vida. Com esse olhar, a presença feminina se consolida tanto na narrativa como na formação da equipe de produção, por isso a maior parte dos profissionais da equipe são mulheres. A questão de papéis sociais pré determinados pela questão de gênero também se faz presente na narrativa “O filme também fala de papéis construídos pela sociedade do que é ser homem, do que é ser mulher e eu enquanto roteirista posso sacudi-los”, complementa a diretora.
SINOPSE
“A mesma parte de um homem” é um filme sobre Renata, uma mulher de quarenta anos que vive na vila rural com seu marido e uma filha adolescente. Inicialmente, ela concebe o medo como um sentimento corriqueiro, mas ao passar por algumas situações, começa a encontrar o desejo e a pulsação da vida.
 
A diretora
Roteirista e cineasta, Ana Johann tem especialização em documentário pela Universidade de Barcelona e é Mestra em Comunicação e Linguagem pela Universidade Tuiuti do PR. Dirigiu e roteirizou quatro filmes. “Um Filme para Dirceu” (2012), seu primeiro longa-metragem, foi prêmio especial de júri no 45° Festival de Brasília de Cinema Brasileiro e passou por importantes festivais no exterior e Brasil. Seu curta “Notícias da Rainha” (2013) foi selecionado no Festival Dei Popoli e Festival de Edinburgh. Ganhou também o prêmio de melhor filme no FENcine, festival de diretoras mulheres do Chile. Escreveu em conjunto com Alana Rodrigues, o roteiro do filme “A mesma parte de um Homem”, que recentemente recebeu o prêmio de desenvolvimento Brasil−Itália. Em 2017, “Terrestre” foi um dos selecionados pela Fundación Carolina, em Madrid, para o “Curso Desarrollo de Proyectos Cinematográficos Iberoamericanos”.