Começou ontem o 6º Olhar de Cinema com exibição de “A Família”

Festival internacional continua até o dia 15 de junho na capital curitibana

por

09 de junho de 2017

Começou ontem, 7 de junho, a sexta edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. O filme escolhido para abrir o evento foi o “A Família”, do diretor venezuelano Gustavo Rondón, que teve sua premiere na América Latina depois de ser exibido no Festival de Cannes, dentro da mostra Semana da Crítica. O filme, exibido nas três salas, teve lotação esgotada neste primeiro dia de festival.

Neste ano, a programação do festival conta com 125 filmes de vários países divididos em oito mostras: Competitiva, Olhar Retrospectivo, Mostra Foco, Exibições Especiais, Novos Olhares, Outros Olhares, Mirada Paranaense e Pequenos Olhares. A seleção foi debatida hoje (8) na abertura VI Seminário de Cinema de Curitiba, no Sesc Paço da Liberdade, por toda a equipe de programação, composta por Eduardo Valente, Aaron Cutler, Antônio Junior, Marisa Merlo, Carol Almeida e Carla Italiano.

Antes de falar sobre o processo de seleção, que envolveu mais de 2700 filmes inscritos, Antônio Júnior, diretor do festival, falou sobre a origem do evento e destacou que desde a primeira edição o festival tem como foco principal a experiência do público.

Antônio falou ainda da importância das mostras que funcionam como um guia para os espectadores, e da importância do festival para a produção audiovisual do Paraná, tanto como vitrine, através da Mirada Paranaense, como quanto estímulo à criatividade dos realizadores locais. Ele também falou da novidade do ano, a mostra Pequenos Olhares, destinada ao público infanto-juvenil. “A mostra tem um papel importante no trabalho de formação de público”, afirmou.

Os critérios usados para a seleção da programação, os temas presentes em cada mostra e a experiência da equipe de programação também debatida pela mesa.

Após o seminário o auditório do SESC recebeu Marcello Ludwig Maia, Paula Consenza, Ana Florença e Igor Kupstas Janczukowicz para debater a distribuição no mercado audiovisual brasileiro.

O 6º Olhar de Cinema é uma realização da Grafo Audiovisual através de Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, Governo Federal, é apresentado pela Petrobras e BNDES e conta com patrocínio Sanepar.

SERVIÇO

6º Olhar de Cinema – Festival

Internacional de Curitiba

De 7 a 15 de junho

Locais: Shopping Nova Batel e Shopping Crystal (Espaço Itaú de Cinema) e Sesc Paço da Liberdade

Ingressos para filmes: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Fonte: redação / Assessoria do Festival