Como ser Solteira

Radiografia dos indecisos em uma Nova York iluminada

por

28 de fevereiro de 2016

As comédias românticas norte americanas sempre enalteceram o amor como o prêmio máximo para aqueles que acreditam na felicidade a dois. De uns tempos para cá este paradigma tem sofrido algumas mudanças, mas o casamento (e suas variantes) é, e sempre será, a coroação da felicidade eterna.

COMOSER

Estrategicamente lançado próximo ao “Valentine’s Day” (o dia dos namorados norte americano), “Como ser Solteira” (How to be Single, 2016) brinca com as possibilidades de reverter alguns clichês e estereótipos da comédia romântica e os subverte levemente para que o espectador saia do cinema com a sensação de que ficar solteiro (ou sozinho) não é tão ruim assim, ainda mais em uma sociedade que não valoriza muito o contato humano.

COMOSER04

Com a intenção de fazer uma radiografia de uma geração de indivíduos indecisos em uma cidade grande, o filme flerta com a estrutura de um filme-coral (gênero que lida com várias histórias interligadas por um único tema) apresentando personagens, na maioria jovens, que se esbarram em uma Nova York iluminada. Ninguém passa por problemas financeiros ou de saúde e o único conflito é o trauma de passar o resto de seus dias, sozinha (ou solteira, como o título indica). A conclusão pode soar ingênua, mas é um sinal que o gênero está desesperadamente tentando acompanhar a evolução das relações no século 21, onde tudo é descartável e resolvido na base de um clique. “Como ser Solteira” ilude o espectador apresentando um mundo sem depressões ou desapontamentos, onde ninguém se importa com ninguém, e aponta para um discurso moralizante sobre as benesses do desapego.

Esta licença poética funciona muito bem em determinadas sequências, graças à adaptação de um romance escrito por Liz Tuccillo (que já escreveu roteiros para a série “Sex in the City”) cujo compromisso é apenas servir de passatempo divertido e fazer refletir sobre aquela amiga encalhada que está sempre sorrindo e feliz.

 

 

Como ser Solteira (How to be Single)

Eua, 2016.111 min.

Direção: Christian Ditter

Com: Dakota Johnson, Rebel Wilson, Leslie Mann, Damon Wayans Jr., Nicholas Braun, Andres Holm

 


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52