Considerações e previsões ao Oscar 2017

Apostas para Oscar 2017 -- Quais serão os ganhadores segundo estimativas?

por

24 de janeiro de 2017

La La Land ter recebido 14 indicações e Moonlight 10 ao Oscar 2017 é não apenas um reconhecimento devido a dois grandes filmes, inversamente proporcionais, o primeiro na seara virtuosa da Perfeição técnica e o segundo na delicada experimentação sensorial longe do lugar comum, como é um ato político da Academia em ressuscitar de vez os musicais da Era de Ouro em Hollywood e em afastar o fantasma das alegações de Oscar So White ou homofóbico.

Ainda assim, La La Land desponta como franco favorito à frente de Moonlight e Manchester à Beira-mar, seria lindo se dividissem entre o super experimental e sensorial Moonlight levando melhor filme e La La Land levando melhor direção e as mil categorias técnicas que deve levar, como som, mixagem de som, montagem, trilha, canção, fotografia (neste quesito o único que poderia fazer frente seria justamente o primeiro fotógrafo negro a ser indicado ao Oscar, Bradford Young por “A Chegada”), figurino etc…

Já roteiro original deve ir merecidamente para o texto “bastante Tenesse Williams” de Manchester à Beira-mar de Kenneth Lonergan, cujo filme também levará ator para Casey Affleck.

A única outra pequena mas não impossível chance de La La nas categorias principais é melhor atriz derrotando Isabelle Huppert, pois Portman parece ter diminuído o hype e minha outra favorita além de Huppert, Amy Adams, nem entrou por A Chegada. Pena. Ja atriz e ator coadjuvantes são certíssimos, com Viola Davis por Cercas (que deveria estar na categoria de atriz principal e o verdadeiro prêmio de coadjuvante deveria ir pra Naomie Harris esplêndida por Moonlight) e ator coadjuvante para Mahershala Ali por Moonlight (que também vai levar roteiro adaptado).

 

Para além de algumas categorias principais, ocorreram algumas outras surpresas maravilhosas, como:
Isabelle Huppert e Ruth Negga indicadas a melhor atriz
Pela 1a vez um afro-americano indicado na categoria de fotografia
Pela 1a vez 3 atrizes negras indicadas numa mesma categoria (atriz coadjuvante)!!!!

Artistas negros em todas as categorias principais, e não só, como direção, fotografia e roteiro também.
Kubo, Minha Vida de Abobrinha (parabéns, Paula, merecido) e Tartaruga Vermelha, as 3 melhores animações, não terem sido esquecidas, apesar de Zootopia ser excelente
O Lagosta indicado a melhor roteiro! <3

Ao mesmo tempo, outras surpresas foram tenebrosas:

Sia não entrou como indicada a melhor canção
Andrew Garfield não tinha que entrar em ator, muito menos pelo filme dirigido por Mel Gibson (E esnobarem o que ele atua para Scorsese: “Silencio”).
Meryl tirou a indicação de Amy Adams pra atriz
Um Homem Chamado Ove e Land of Mine não deveriam ser indicados a filme estrangeiro, muito menos Ove à péssima maquiagem
Não acredito que Silêncio do Scorsese foi tão facilmente esnobado….
Nem que Mel Gibson foi tão consagrado por filme fraco
Nem que o fraquíssimo Passageiros possa ter sido lembrado em mais de uma categoria
Deadpool esquecido completamente quando seria uma baita declaração anárquica ao sistema!rsrs