Corações de Ferro

Drama de guerra reúne Brad Pitt e Shia LaBeouf em combates realistas

por

04 de fevereiro de 2015

“Corações de Ferro”, nova investida de David Ayer (“Marcados para Morrer” e “Os Reis da Rua”) como diretor, se passa na Alemanha nazista do final da II Guerra Mundial. Como parte da investida dos aliados para debelar definitivamente o exército alemão, um grupo de cinco soldados é designado para invadir o território germânico e rumar até Berlim. Comandados pelo sargento Don “Wardaddy” Collier (Brad Pitt), Bible (Shia LaBeouf), Gordo (Michael Peña, de “Crash”), Travis (Jon Bernthal, de “O Lobo de Wall Street) e o novato Norman Ellison (Logan Lerman) partem em uma missão suicida a bordo de um tanque blindado, enfrentando os perigos e os horrores da guerra.

Corações de Ferro

Corações de Ferro

Valendo-se de recursos de roteiro e opções estéticas comuns, “Fury” (no original), embora eficiente, pouco acrescenta ao gênero. Da paleta de cores frias que domina a fotografia aos conflitos éticos e humanistas que suscita, o longa parece remeter o público constantemente aos diversos filmes que lhe serviram de inspiração, transformando-se, afinal, em uma obra genérica e pouco relevante, e que peca pela superficialidade em diversas passagens ao compor um cenário caricato.

Corações de Ferro

Corações de Ferro

Por outro lado, a obra ganha pontos ao explorar o sentimento de camaradagem que une o pequeno pelotão; algo surpreendente, considerando que a presença de vários rostos conhecidos no elenco prejudica a imersão na narrativa. Longe de qualquer lampejo de brilhantismo, as atuações corretas de todos garantem a identificação do público com os personagens e transmitem credibilidade aos conflitos que a trama propõe, especialmente na passagem que reúne o grupo à mesa para uma refeição.

Corações de Ferro

Corações de Ferro

Contudo, o maior atrativo de “Corações de Ferro” reside nas cenas de combate. Concebidas com realismo impressionante, elas retratam com crueza e crueldade a objetificação da vida, inerente aos confrontos armados, trazendo uma visão prática e desumanizada da guerra, na qual todos são vistos como selvagens, independentemente da bandeira que carregam.

  • Corações de Ferro
  • Corações de Ferro
  • Corações de Ferro
  • Corações de Ferro
  • Corações de Ferro
  • Corações de Ferro

Corações de Ferro (Fury)

Estados Unidos, 2014, 134 minutos.

Direção: David Ayer

Com: Brad Pitt, Shia LaBeouf, Michael Peña, Jon Bernthal e Logan Lerman.


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52