David Bowie is

por

05 de novembro de 2014

Prestes a completar 50 anos de carreira, David Bowie, um dos ícones musicais mais aclamados da história, é objeto de uma exposição dedicada à sua obra. Concebida pelo Victoria and Albert Museum de Londres, a mostra reúne figurinos que ajudaram o artista a construir sua imagem aos olhos do mundo, além de vários outros itens do arquivo pessoal do cantor, como manuscritos de suas mais famosas composições e desenhos concebidos ainda na adolescência. Desde 2013, a exposição vem rodando o mundo, tendo passado, inclusive, pelo Brasil no primeiro semestre de 2014.

david_bowie_is___exhibition__starman_1972_by_serious_moonlight-d64tnpq

Concebido como parte do projeto, o documentário “David Bowie is” é o último ato da exposição em Londres. Mesclando depoimentos de convidados especiais da última noite de exibição na Inglaterra e imagens de arquivo, muitas delas integrantes da própria mostra, o filme retrata a carreira do Camaleão do Rock, fazendo um apanhado geral de suas várias fases e facetas para apresentar ao público os feitos de um artista que marcou época não apenas na música, mas também no cinema e na moda. Essa amplitude de influências acabou se voltando para a música e possibilitou que Bowie revolucionasse o Rock com ousadia e androginia, criando personagens que chocavam ao mesmo tempo em que fascinavam a audiência e o tornavam um artista de vanguarda.

Striped_bodysuit_for_Aladdin_Sane_tour_1973_Design_by_Kansai_Yamamoto_Photograph_by_Masayoshi_Sukita__Sukita_The_David_Bowie_Archive_2012

Exercendo domínio completo de todos os aspectos de sua arte, o documentário revela uma sintonia intelectual íntima entre Bowie e Stanley Kubrick, cuja obra marca indelevelmente a produção do músico, especialmente “2001: uma Odisseia no Espaço” (1968) e “Laranja Mecânica” (1971). Tendo por objetivo estabelecer um meio de fundir música e imagem, a mostra “David Bowie is” tenta criar uma experiência dinâmica e multissensorial, enquanto o documentário busca demonstrar como isso foi possível, apresentando vários depoimentos de pessoas ligadas à produção do evento ou ao próprio David Bowie.

David Bowie Is

O longa funciona bem enquanto adota o formato documental clássico, mas se ressente da ausência de informações que acrescentem dados relevantes à rica biografia de David Bowie. Por outro lado, as várias inserções de testemunhos dos convidados da noite de gala fazem com que a obra perca ritmo, revelando afinal a indecisão entre criar um documentário sobre a exposição ou a carreira do homenageado.

va_db_cinema_A4_poster_1000sq

Isso, contudo, não compromete o resultado final, um belo resumo do significado cultural do artista e que serve de um ótimo ponto de partida para o debate acerca da questão primordial posta pela exposição: quem (ou o que) é David Bowie?

Festival do Rio 2014 – Midnight Música

David Bowie is (David Bowie is)

Reino Unido, 2014, 100 minutos.

Direção: Hamish Hamilton


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52