Democracia em Vertigem

A Democracia irá vencer no final

por

20 de julho de 2019

“Hoje, enquanto sinto o chão abrir embaixo dos meus pés, temo que a nossa democracia tenha sido apenas um sonho efêmero”

Screenshot_20190720-162957_Google

Assistir “Democracia em Vertigem” é uma experiência histórica. Indigesta e dolorosa a revisita, mas extremamente necessária. A melancolia e poesia da alma de Petra cabem perfeitamente nesse processo. Tão humano e sensível, sob a perspetiva honesta da diretora. Em determinado momento, minha mãe me questionou o motivo de eu estar revendo tudo isso novamente, e o próprio documentário lhe deu a resposta :

“Como lidar com a vertigem de ser lançado em um futuro que parece tão sombrio quanto o nosso passado mais obscuro? O que fazer quando a máscara da civilidade cai e o que se revela é uma imagem ainda mais assustadora de nós mesmo?”

Screenshot_20190720-163021_Google

E, pela própria Petra, por sua honestidade, a cineasta sabe da sua posição privilegiada e defende seu ponto de vista com muita honradez. E ainda que hoje tenhamos Bolsonaro no poder, este documentário da diretora Petra Costa se torna um pouco mais fácil de assistir do que “O Processo” de Maria Augusta Ramos… Talvez pelo fato de os agentes referenciados em ambos os filmes estarem enfim sendo descobertos um a um no processo de Impeachment, e pelas revelações da The Intercept Brasil. A verdade está sendo revelada e hoje temos a certeza de que sempre estivemos do lado certo da história. E a pessoa hoje que mais dorme tranquilamente decerto é a presidenta Dilma Rousseff, personagem crucial dos filmes supracitados, que jamais novamente ficará sem o sono dos justos!

Estamos falando de Democracia em esperança. A luta vale a pena. A democracia vai vencer. O futuro é nosso.

PS : A cada dia mais admiro e respeito a presidenta Dilma Rousseff para além da personagem política e da figura pública. Uma das mulheres mais corajosas e honestas desse país. Obrigada por sua luta! Não ficará em vão!

SINOPSE E DETALHES

Não recomendado para menores de 12 anos
Documentário sobre o processo de impeachment da ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que foi considerado como um dos reflexos da polarização política e da ascensão da extrema-direita para o poder. O filme conta com imagens internas e exclusivas dos bastidores do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e do Palácio da Alvorada, enquanto ocorria a votação para a queda de Dilma (sinopse via Adoro Cinema)
Data de lançamento 19 de junho de 2019 na Netflix (2h 02min)
Direção: Petra Costa
Elenco: Petra Costa
Gênero Documentário
Nacionalidade Brasil

Trailer do filme:

Screenshot_20190720-163038_Google