Desligando Charleen

por

19 de novembro de 2014

Com a virtude de levar os problemas da adolescência a sério, “Desligando Charleen” (“Charleen Macht Schluss”), primeiro longa-metragem de Mark Monheim, se mostra mais maduro que a maioria dos concorrentes voltados para o público adolescente, colocando em pauta temas como suicídio e morte de uma forma agradável e com humor.

charleen02

Charleen tem 15 anos e está naquela idade em que se sente incompreendida por todos. Ela tem um fascínio mórbido pela morte (além dos ídolos já falecidos, é estagiária de uma funerária e curte fotografar bichos mortos na rua) e acaba chegando ao ponto de tentar encenar um suicídio com uma banheira cheia de água e um secador de cabelo. Só que quando ela sobrevive à tentativa, sua vida muda drasticamente: além de ser obrigada a explicar suas ações para os que a amam, ela vai precisar freqüentar análise e repensar seus atos. E isso a faz mudar de opinião sobre a vida.

charleen01

A imaturidade dos pais, que não sabem o que fazer com Charleen, também é abordada. Sua mãe, que vive da renda de vendas de objetos inúteis no Ebay parece cansada com sua própria vida e não tem nenhuma habilidade para lidar com os problemas juvenis de Charleen. Em certo momento, a avó da menina lembra com ironia que “parece que ela nunca teve essa idade”. Bem verdade que o psicólogo pouco convencional soa fora do tom – o filme tem uma graça toda especial e não precisava de um alívio cômico tão óbvio. A entrada de um interesse amoroso para Charleen também parece um pouco forçada, mas não é colocada como foco principal do filme.

charleen05

Apesar do tema sério, Desligando Charleen é muito divertido e leve, e dá toda uma atenção especial ao rock’n’roll, tão adorado por sua protagonista. Falando em protagonista, vale destacar a boa atuação da atriz alemã Jasna Fritzi Bauer, que apesar dos 25 anos (!) consegue convencer como uma adolescente de 15 com uma habilidade de campeã. Depressão falta de perspectiva e até homossexualismo e bullying na escola também são abordados, o que torna o filme uma ótima pedida tanto para adolescentes quanto para os pais.

 

Festival do Rio 2014 – Mostra Geração

Desligando Charleen (Charleen Macht Schluss)

Alemanha, 2014. 104 minutos.

Direção: Mark Monheim

Com: Jasna Fritzi Bauer, Heike Maktsch


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52