Dia de ver Hermosa Juventud e Adeus à Lua na Mostra SP 2014

Dois dramas diferentes e interessantes temperaram o 14º dia da 38ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo.

por

29 de outubro de 2014

Penúltimo dia de maratona cinéfila aqui na 38ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo e o saldo foi positivo. Enquanto um drama investiu numa pegada o mais natural possível, o outro embarca numa viagem visual bem bacana, com toques de humor. Confira um panorama rápido sobre eles e torça para que estejam entre os títulos da repescagem. 😉

adeus-a-lua-afscheid-van-de-maan-2Concorrente ao Prêmio Tigre no Festival de Roterdã e exibido em outros festivais, Adeus à Lua (Afscheid van de Maan / Farewell to the Moon) é o quarto longa do cineasta holandês Dick Tuinder. Classificado como drama, é impossível esconder o tom de tragicomédia, acentuado pelas cores berrantes, o visual altamente setentista e um oportuno “Q de viajadão”, que rende momentos ora legais ora meio perdidos.

adeus-a-lua-afscheid-van-de-maan

No início dos anos 1970, a corrida espacial espacial ocupa os noticiários, um menino não esconde o fascínio pelo satélite natural na Terra, mas uma sensual amiga da família também desperta encantamento. Enquanto seu desejo aflora, os pais vivem um momento turbulento, motivado pela chegada de uma nova vizinha, com ideais libertários, provocando uma ruptura na vida do casal. Embora possa causar algum estranhamento, por conta de algumas sequências meio bizarras, existem outras lindas e altamente climáticas, auxiliadas por ótima trilha sonora. Nota 4 de 5.

hermosa-juventud-6

Premiado na Mostra Um Certo Olhar (Un Certain Regard) do Festival de Cannes 2014, de onde saiu com uma Menção Especial do Júri, Hermosa Juventud é uma obra de ficção, mas seu tom realista o aproxima de um documentário. Escrito, produzido e dirigido pelo premiado cineasta espanhol Jaime Rosales, presente na Mostra SP com Sonho e Silêncio (2012), o filme rendeu ainda um merecido prêmio de Melhor Atriz para Ingrid García Jonsson no Festival de Toulouse.

hermosa-juventud-4

Jovens com pouco mais de 20 anos estão apaixonados. Ele vive de pequenos bicos e ela está nas costas da mãe, que cria sozinha outros dois irmãos. Sem grande ambições, eles participam de um pornô barato para dar alguns pequenos passos, mas uma gravidez inesperada muda o cenário de suas vidas. Sem trilha sonora e com intervenções visuais de redes sociais na tela, a proposta de abordar a crise que abala a Espanha e o futuro dos jovens por lá se revela interessante, tocando em temas importantes como o aborto e rendendo ainda uma emocionante reflexão sobre o que é ser mãe. Nota 3 de 5.

O Almanaque Virtual viajou a convite da 38ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo. Abaixo, você tem os links para a cobertura completa do dia a dia aqui, na Mostra SP 2014:

NOTÍCIAS
Jauja, com Viggo Mortensen, decepciona na Mostra SP 2014
Mostra SP 2014: A Gangue é uma experiência chocante
Mostra SP 2014: Terça é dia de Festival de Cannes
Mostra SP 2014: A Guerra das Patentes provoca a reflexão
Mostra SP 2014 divulga os filmes mais votados pelo público
Mostra SP 2014 traz o cinema dentro do cinema para o cinema
Mostra SP 2014: Labyrinthus resgata a pureza juvenil
Juliette Binoche na Trilogia das Cores da Mostra SP 2014
Mostra SP 2014: Irandhir Santos e atriz de Azul é a Cor Mais Quente
Documentário Cássia emociona na Mostra SP 2014
Mostra SP 2014: Leia entrevista exclusiva com Manoel de Oliveira
Reese Witherspoon estreia Livre, hoje na Mostra SP 2014
Cinco vezes Irandhir Santos na Mostra SP 2014
Mostra SP 2014: 10 filmes nacionais já premiados
Mostra SP 2014: Castanha e Amor à Primeira Briga são diferentes
Filme com Deborah Secco emociona na Mostra SP 2014
Pássaro Branco na Nevasca estreia na Mostra SP 2014
Mostra SP 2014: Marcelo Galvão fala de aplicativo para deficientes
Mostra SP 2014: Steve Carell brilha em Foxcatcher
Mostra SP 2014: Programação gratuita faz a festa dos cinéfilos
Mostra SP 2014: Relatos Selvagens diverte a plateia
Mostra SP 2014 – 10 filmes imperdíveis
Relatos Selvagens abrirá a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2014

CRÍTICAS
Relatos Selvagens
Boa Sorte
A Despedida
Foxcatcher – Uma História que Chocou o Mundo