Diretoras que são críticas e vice versa

Confira links de filmes disponibilizados por suas diretoras na rede e também entrevistas para o Almanaque Virtual

por

31 de maio de 2020

FB_IMG_1590932019415

Só nessa foto há inúmeras diretoras que tanto admiro e amo, e que tenho a honra de ter desenvolvido amizade de vida e de coração aberto, em trocas francas e recíprocas, em que a crítica dialoga de perto com a direção e a direção responde e também é crítica com a crítica, pois o senso crítico é uma via de mão dupla, e só tem a crescer o todo. (Vou dispor vários links abaixo, mas podem encontrar tudo compilado no link da bio no instagram também!)

FB_IMG_1590932035202

Glenda Nicácio amor de vida, que junto com Ary Rosa fazem os filmes da minha vida. Literalmente. Há até história ali dentro que ressoam histórias das famílias de todes nós. Essa sensibilidade extrema de captar o mundo que eles possuem é inestimável, com essa trinca inicial de longas-metragens brilhantes: Café com Canela, Ilha e Até o fim. (Café com Canela encontra-se no Amazon Prime Video).
Entrevista completa minha com ela:
http://almanaquevirtual.com.br/entrevista-com-glenda-nicacio-sobre-ilha/

Jessica Queiroz, amiga franca, cujas trocas só me fazem crescer de vida! E que é ela própria, além de realizadora, uma baita crítica, pena que não coloca em texto escrito, mas é só escutá-la falar que…NOSSA! E é a responsável por filmes que dou sempre em aula, como o inesquecível “Peripatético”:
https://youtu.be/6w7yD4e4Cvo
E entrevista completa de nossa colaboradora Samantha Brasil com Jessica Queiroz (originalmente publicada em A Lente Escarlate):
https://youtu.be/F7oejDID3B8

E Renata Martins, diretora, produtora, roteirista, curadora, profissional de mão cheia! De trabalhos lindos que engrandeceram e renovaram até mesmo a Malhação da Globo, mas é em seus próprios trabalhos que voa sem nem precisar de asas. Assistam a seus filmes, como “Aquém das Nuvens”:
https://youtu.be/nwE9tEXft4w

E entrevista completa minha com ela:
http://almanaquevirtual.com.br/entrevista-com-renata-martins-diretora-roteirista-e-produtora-2/

E, de quebra, ainda tem a INCRÍVEL roteirista e crítica de cinema Viviane A. Suzy Pistache , a quem admiro tanto como colega de profissão e amiga pessoal.