‘Julho Agosto’

Dirigido por Diastème, longa estreia na quinta-feira, dia 13.

por

11 de julho de 2017

As férias em família podem render pequenos conflitos e uma certa aventura na vida real ou no cinema. Essa é a proposta do descolado “Julho Agosto”, do diretor Diastème. Duas irmãs adolescentes, a inconformada Laura (Luna Lou), de 14 anos, e romântica Josephine (Alma Jodorowsky), de 18, estão com a mãe e o padrasto na casa de praia e com expectativas sobre o que a temporada vai trazer. Mas o que seria só prazer entra em conflito com a situação financeira caótica do padrasto, que não consegue terminar a obra da casa, e a gravidez inesperada da mãe.

Longa é uma das estreias desta quinta-feira, dia 13 (Foto: Divulgação).

Longa é uma das estreias desta quinta-feira, dia 13 (Foto: Divulgação).

Com uma perspectiva feminina, o longa surpreende por certas atitudes que contrariam comportamentos padrão. Josephine se envolve com um rapaz que a encanta, mas que está longe de ser um príncipe. Laura vive a mudança com a primeira menstruação e a novidade de não ser mais a caçula. O diretor consegue com delicadeza tratar temas corriqueiros atraindo o interesse do espectador. Em especial na atuação de Luna Lou, como a menina Laura, ele consegue a representação da geração ácida adolescente que a tudo questiona com veemência, mas sem perder a ternura.

“Julho Agosto” ainda reserva uma trama policial que colocará o pai das meninas como mediador no charmoso cenário da Bretanha. A família francesa, como qualquer família no mundo, enfrenta dificuldades, precisa se adaptar a situações que não imaginava encarar, mas a trama passa na tela com discreta ousadia e soluções simples e eficientes.

Avaliação Ana Rodrigues

Nota 3