Drácula – A História Nunca Contada

por

22 de outubro de 2014

Um homem que, para proteger sua família, é capaz de tudo, inclusive trilhar um caminho sombrio. Essa temática já foi abordada brilhantemente por diversas obras ao longo da história da mídia audiovisual, passando por grandes nomes como Poderoso Chefão e Breaking Bad. Não é o caso desse novo Drácula, que escolhe esse tema como base, mas não consegue realmente envolver.

Dracula-Untold-Gallery-04

O filme conta a história do Príncipe Vlad (Luke Evans), personalidade que inspirou o escritor Bram Stoker a criar o Drácula. Vlad, um honrado empalador, amoroso marido e pai de família, é perturbado pelo sultão turco Mehmed (Dominic Cooper), que exige um recrutamento em massa. Vlad resolve, então, fazer um pacto com um vampiro (Charles Dance) para obter superpoderes.

Dr--cula - A Hist--ria Nunca Contada 1

A escolha da palavra “superpoderes” foi intencional já que, em alguns momentos, temos a impressão de se tratar de um filme de origem de super-herói. Drácula não é tratado como um monstro ou um vilão, mas como uma espécie de Batman medieval. O próprio modo de falar, com sussurros e grunhidos, que Luke Evans imprimiu em seu vampiro nos remete à atuação de Christian Bale como o herói de Gothan. Falta, entretanto, o carisma e recursos para o ator criar algo original, apesar do seu esforço e dos morcegos.

200231

Mas a culpa do resultado final não pode cair inteiramente nos ombros dos atores. O roteiro repleto de furos e os diálogos rasos e clichês impediu o surgimento de qualquer personagem minimamente memorável. Alguns rostos apareciam e desapareciam da tela sem que ninguém se importasse.

b846672ca6010b7d8cd2142a2e7479db

O filme tem ainda graves problemas de ritmo, se estendendo em diálogos vazios e repetitivos sobre o amor do príncipe por sua família. E as cenas de ação, apesar de conceitualmente interessantes, são mal-executadas e rápidas demais para compensar a espera. A maioria funcionaria melhor em um videogame do que dentro do filme.

dracula-untold-luke-evans-vlad1

O mérito da produção acaba sendo o visual, com o belo trabalho de direção de arte. Todo o mundo cinzento e os belos cenários são tratados com muito cuidado, rendendo belas tomadas e cenas curiosas. Infelizmente é muito pouco para sustentar um personagem do pedigree de Drácula. Talvez houvesse uma razão para a essa história nunca ter sido contada.

 

 

Drácula, a história nunca contada (Dracula Untold)

Estados Unidos, 2014. 93 min.

De Gary Shore

Com Luke Evans, Sarah Gadon, Dominic Cooper, Charles Dance


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52