As Duas Faces de Janeiro

por

21 de dezembro de 2014

A escritora Patricia Highsmith (1921- 1995) tem uma queda por personagens ambíguos tanto assim que suas histórias já renderam ótimas adaptações para o cinema como O Talentoso Ripley de Anthony Minghella e O Sol por Testemunha de René Clément. O romance As Duas Faces de Janeiro (The Two faces of January), foi a escolha do roteirista iraniano Hossein Amini, (conhecido por 47 Ronins, Branca de Neve e o Caçador e Drive) para sua estréia em longas metragens.  A trama se passa nos anos 60 onde o casal Chester (Viggo Mortensen) e Colette (Kirsten Dunst) está de férias na Grécia. Lá eles fazem amizade com Rydal (Oscar Isaac), um guia turístico americano que decide ajudá-los no passeio. Após um incidente envolvendo Chester e um cobrador de impostos, o trio acaba envolvido em uma enredada teia do qual não há mais saída.

downloaddownload (2)

A experiência de Amini com roteiros explica a sustentabilidade deste thriller que tem como ponto de partida um triângulo amoroso de proporções mitológicas (mais precisamente o mito de Teseu e o Minotauro) onde Teseu/Rydal se apaixona pela jovem Ariadne/Colette enfrentando o Minotauro/Chester. O trio envereda por ruelas, corredores e catacumbas, em uma clara alusão ao mítico labirinto, culminando em uma trágica atmosfera que aponta para direções opostas.

RESENHA-AS-DUAS-FACES-DE-JANEIRO-FILME

As Duas Faces de Janeiro (The Two faces of January) é um sólido exercício de suspense e intriga com várias pitadas de filme noir, onde o espectador mais antenado reconhecerá toques de Casablanca, O Terceiro Homem e Disque M para Matar. Não é a toa que Viggo Mortensen adota trejeitos de Joseph Cotten toda vez que acende um cigarro enquanto Kristen Dunst lembra, em cada fotograma, as loiras misteriosas que Hitchcock tanto adorava. O elegante vestuário, que parece que foi desenhado pela lendária Edith Head e os acordes pontuais da trilha de Alberto Iglesias contribuem para a identificação deste mundo cínico e sombrio repleto de personagens fracos e moralmente ambíguos.

 

As Duas Faces de Janeiro (The Two faces of January)

Eua, Reino Unido, França, 2014. 96 min.

Direção: Hossein Amini

Com: Viggo Mortensen, Kirsten Dunst, Oscar Isaac, Daisy Bevan


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52