Espaço Além – Marina Abramovic no Brasil

Convite para que o público experimente o processo criativo de uma artista que exige de si presença total.

por

20 de maio de 2016

À primeira vista, o documentário “Espaço Além – Marina Abramovic no Brasil” aparenta ser um filme de auto-ajuda, onde a artista performática sérvia Marina Abramovic procura, em várias comunidades brasileiras, por pessoas com alto poder de cura para seu crescimento interno. Mas à medida que o filme avança, o espectador se dá conta que está diante de uma obra cinematográfica de grande alcance alquímico e transformador.

mabr3

A narrativa começa por Abadiânia em Goiás, onde Marina acompanha de perto o trabalho do médium João de Deus (considerado um dos maiores curadores do planeta). O percurso continua por várias comunidades espirituais brasileiras (Alto Paraíso, Chapada dos Veadeiros, Planaltina, Chapada da Diamantina, Salvador, Corinto em Minas Gerais e Curitiba) onde cerimônias sagradas são realizadas desbravando os limites entre a arte e a espiritualidade. Marina participa intensamente deste processo, entregando-se de corpo e alma (literalmente) e abrindo desta forma, uma excelente oportunidade para que o espectador avalie a tênue linha situada entre o ritual e o desempenho artístico.

Marina Abramovic - Espa+ºo Al+®m -® Marco Anelli (5)-kJ4-U20263754757iVB-1024x576@GP-Web

O trabalho fotográfico de Cauê Ito capta em belos enquadramentos, a aura energética da artista, iluminada pelas vivências místicas e o diretor Marco Del Fiori nunca perde o foco de um trabalho que, em mãos erradas, poderia se transformar em um enfadonho tratado sobre sincretismo.

espaco

Na realidade o documentário “Espaço Além – Marina Abramovic no Brasil” convida o público a experimentar o processo criativo de uma artista que exige de si a presença total, culminando na exposição “Terra Comunal – Marina Abramović + MAI”, realizada no Sesc Pompéia em São Paulo, em 2015.

20160425-espaco-alem-papo-de-cinema-08

Acreditando que espiritualidade e arte expandem a percepção sobre a experiência da vida, Del Fiori transforma o invisível em visível, tornando este documentário uma experiência física, mental e espiritual.

cena-do-filme-espaco-alem---marina-abramovic-e-o-brasil-1463528852705_956x500

Espaço Além – Marina Abramovic no Brasil

Brasil, 2016. 86 min.

Direção: Marco Del Fiol

Documentário


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52