Estes Fantasmas!

Espetáculo propõe um embate singular entre ilusão e realidade num cômico jogo cênico que revela a angústia do homem diante de sua decadência.

por

08 de julho de 2017

 

 

Estes Fantasma!_cena 1_Ana e Thelmo ajoelhado_foto de Desiree do Valle“Não sei quando minhas comédias morrerão e não me interessa. O que importa é que tenham nascido vivas; porque o teatro morre quando se limita a contar acontecimentos. Somente as consequências desses acontecimentos podem ser narradas em um teatro vivo.”

Eduardo De Filippo

A comédia Estes Fantasmas!, segundo espetáculo da “Trilogia Eduardo De Filippo”, idealizada por Sergio Módena, em parceria com seus sócios da Trupe Fabulosa, Gustavo Wabner e Erika Riba, é uma investigação sobre a obra do dramaturgo, considerado um dos maiores artistas italianos do sec. XX. A produção é da Trupe Fabulosa Produções Artísticas em parceria com a Sábios Projetos e Lúdico Produções, e estreia no Teatro Sesc Ginástico, dia 6 de julho, quinta-feira, às 20h.

Escrita em 1946, no período pós-guerra, essa comédia, ao mesmo tempo divertida e amarga, expressa um profundo desencanto do autor em relação ao mundo e introduz o “fantástico” no cotidiano dos personagens. Estes Fantasmas! se baseia em dois núcleos temáticos: a comunicação difícil, com a falta de solidariedade entre os vivos, e a fragilidade do homem predisposto a crer em tudo aquilo que deseja, às vezes se entregando à compreensão dos mortos. Para Pasquale Lojacono, o protagonista, a realidade se tornou tão insuportável (pois ela já anuncia sua degradação moral e financeira) que só lhe resta crer cegamente num plano espiritual, como forma de salvação.

A peça é um exemplo brilhante da capacidade do dramaturgo italiano em unir teatro popular com uma visão socialmente engajada do mundo. Aqui, o trânsito entre ficção e realidade produz não só um poderoso e divertido jogo teatral, mas revela também a angústia do homem perante sua própria decadência. Para ele, resta apenas a fé cega num universo fantasmagórico que mascara o assombroso mundo que o cerca.

A encenação propõe brincar com as duas realidades que o autor evoca com admirável maestria: a realidade cotidiana e a realidade fantasmagórica. Nessa dialética de linguagens, o espectador é alertado sobre o seguinte fato: o homem não deve jamais ser refém de convicções pré-determinadas. E que enxergar o mundo “tal como ele é” não é só mérito, mas principalmente uma obrigação moral.

Estes Fantasmas!”, além de ser a peça preferida de Eduardo De Filippo, se tornou um dos maiores sucessos de sua carreira e ganhou inúmeras encenações pelo mundo desde sua estreia em 1946. O autor conclui que a ficção está presente na própria vida, mas é entendida como um obstáculo que precisa ser superado.

Na montagem, dirigida e adaptada por Sergio Módena, o protagonista (Pasquale) será interpretado por Thelmo Fernandes. O elenco conta também com Stela Freitas, Ana Velloso, Gustavo Wabner, Alexandre Lino, Celso André e Rodrigo Salvadoreti. O espetáculo contará ainda com Marcelo Alonso Neves na direção musical, Tomás Ribas na luz, Doris Rollemberg na cenografia e Mauro Leite nos figurinos.