Estreias da semana | Master Class | 8.1 no Teatro Clara Nunes RJ

Christiane Torloni interpreta uma das mais marcantes personalidades femininas do século XX , a lendária Maria Callas

por

06 de janeiro de 2016

“Master Class”, comédia-dramática escrita pelo premiado autor norte-americano Terrence McNally chega ao Brasil através da Maestro Entretenimento, com patrocínio do Bradesco Seguros e com a direção do encenador brasileiro José Possi Neto. Com direção musical do Maestro Fábio G. Oliveira, ambos à frente de um elenco formado por consagrados atores/cantores do atual cenário teatral brasileiro: as sopranos líricas Julianne Daud (Master Class, Beijo da Mulher Aranha, Opera Joanna de Flandres, A Flauta Mágica, New York, New York o musical) e Bianca Tadini (Evita, O Rei e Eu, West Side Story, New York New York o musical, O Fantasma da Ópera), o tenor Leandro Lacava (Avenida Q, Meu Amigo Charlie Brown, Il Barbiere di Siviglia, La Cenerentola, Les Troyens), o ator e pianista Thiago Rodrigues (A Madrinha Embriagada, O Mágico de Oz, A Família Addams, Mamma Mia), além dos cantores líricos Thiago Soares (Operas L’Elisir d’Amore, Madama Butterfly, Don Giovanni) e Jayana Gomes Paiva (O Barbeiro de Sevilha,La Bohème ,Carmen de G. Bizet).

Master- FOTO MARCOS MESQUITA-40 - Cópia

“Master Class” é um dos poucos espetáculos produzidos na Broadway a alcançar enorme sucesso internacional tendo sido realizadas nada menos do que 598 apresentações apenas em sua temporada de estreia em 1995, quando então recebeu o prêmio Desk Drama Award de “Melhor Espetáculo da Broadway”, além de três prêmios Tony Award (o Oscar do teatro americano): “Melhor Atriz” (para Zoe Caldwel), “Melhor Atriz Coadjuvante” (para Audra MacDonald) e o cobiçado prêmio de “Melhor Espetáculo da Broadway”. Após a sua bem-sucedida temporada de estreia, “Master Class” percorreu o mundo tendo sido apresentado em quase uma centena de países tão diferentes como Japão, Polônia, Alemanha, Coréia, Itália, Espanha, Portugal, Filipinas, Grécia, Brasil, além dos principais centros teatrais do mundo como o West End em Londres e Paris, onde o papel de Maria Callas foi interpretado pela grande atriz francesa Fanny Ardant sob a direção de Roman Polansky. Atualmente, está em andamento em Hollywood a adaptação de ‘Master Class’ para as telas do cinema tendo como protagonista a grande atriz Meryl Streep.

Terrence McNally baseou o enredo de “Master Class” nas lendárias séries de aulas magnas (master classes) proferidas pela diva maior da ópera mundial a greco-americana Maria Callas no início dos anos 70 na Julliard School famosa escola de música de Nova York. Na peça, Callas (vivida pela atriz Christiane Torloni) repreende os alunos, da mesma maneira enérgica com que os encoraja a seguir e perseguir seus sonhos. Durante esses encontros, também confronta os desapontamentos e dissabores de sua própria vida e de seu relacionamento com o célebre bilionário, o armador grego Aristóteles Onassis. De forma genial e habilidosa, o espetáculo faz o público rir e se emocionar com este que é considerado um dos mais belos textos da literatura teatral de todos os tempos e que, desde a sua estreia- há vinte anos – tem angariado legiões de fãs, envolvendo plateias de todo o mundo!

Os cenários foram criados  por Renato Theobaldo, que procurou trazer para o palco o clima das grandes casas de ópera do mundo através de estruturas criadas em tecido especialmente tratado para receber luz e projeções. O design de luz foi criado pelo veterano iluminador Wagner Freire. Os figurinos são assinados pelo figurinista Fabio Namatame, sendo que os modelos femininos foram confeccionados pela boutique paulistana Claudeteedeca. A trilha sonora do espetáculo apresenta trechos famosos de obras de três dos maiores compositores da história da música: Bellini, Puccini e Verdi executados ao vivo pelos atores/cantores e acompanhados pelo ator/pianista.

Ficha Técnica

Texto: Terrence McNally

Direção de Cena: José Possi Neto

Direção Musical: Maestro Fabio G. Oliveira

Cenografia: Renato Theobaldo

Design de luz: Wagner Freire

Design de som: Fernando Fortes

Figurinos: Fabio Namatame & Claudeteedeca

Produção: Elza Costa

Assistente de Produção: Vanessa Campanari

Assistente de Direção de Cena: Vanessa Guillén

Designer Gráfico: Ebert Wheeler

Diretor Técnico: Jorge Basto

Relações Públicas/ Convidados: Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho

Assessoria de imprensa: Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho

Produção Geral: Julianne Daud e Fabio G. Oliveira

Realização: Maestro Entretenimento

Maestro Produções Artísticas e Culturais Ltda.

 

Elenco & Personagens

Maria Callas: Christiane Torloni

Sharon Graham: Julianne Daud

Sophie De Palma: Bianca Tadini

Anthony Candolino: Leandro Lacava

Emmanuel Weinstock: Thiago Rodrigues

Ator/Tenor Substituto: Thiago Soares

Soprano Substituta: Jayana Gomes Paiva

 

Serviço

Local: Teatro Clara Nunes

Endereço: Rua Marquês de São Vicente, nº 52, 3º piso, Gávea, Rio de Janeiro, RJ – Shopping da Gávea

Telefone: (21) 2274-9696

Bilheteria: todos os dias, das 13h às 21h

Dias e horários: sexta às 21h/ Sábado às 21h/ Domingo às 20h

Ingressos: R$ 80 (sexta) e R$ 90 (sábado e domingo).

Classificação etária: 12 anos

Duração: 90 min.

Capacidade do teatro: 435 pessoas

Temporada: de 08 de janeiro a 06 de março de 2016 – a peça fará uma pausa no carnaval