Fernanda Montenegro na série exclusiva do Curta! , “Grandes Cenas”

Fernanda Montenegro comenta o processo de criação em “Central do Brasil” na série “Grande Cenas”

por

02 de fevereiro de 2017

A série exclusiva do Curta! , “Grandes Cenas”, exibe na Quarta de Cinema, 8, às 23h40, o depoimento inédito da atriz Fernanda Montenegro sobre a experiência de filmar a intensa cena da romaria, do filme “Central do Brasil”(1998), de Walter Salles. Dezenove anos após a exibição do longa-metragem nos cinemas, a atriz relata como foi a construção da personagem Dora, mulher que trabalha na estação Central do Brasil escrevendo cartas para pessoas analfabetas. A atriz recorda a experiência de filmar a intensa cena destacada no episódio, em que sua personagem se perde de Josué – menino de nove anos que está em busca do seu pai – em meio a centenas de fiéis.  Ao final do episódio, a cena é exibida.

“Quando aquilo foi feito, já tínhamos passado um dia num calor insano, no fundo de um sertão abandonado, esperando a noite chegar. Aquela multidão jogada pelos cantos, já rezando, para se esquentar. E na verdade, daí a pouco, aquilo tudo começou a ser verdade, para aquela multidão. Porque eu vi que aquelas pessoas não estavam ali representando”, relembra Fernanda Montenegro.

 

Grandes Cenas –(Série)

Uma grande cena é aquela que não se define apenas na relação com as demais. Uma grande cena é aquela que contém em si um filme à parte, um universo à parte, capaz de alterar nossa sensibilidade e perdurar na nossa memória. Com o objetivo de resgatar o apreço por essa unidade fundamental que é a cena, a série Grandes Cenas busca analisar cenas memoráveis do cinema brasileiro. 

 

Episódio inédito – “Central do Brasil”

A atriz Fernanda Montenegro esmiúça seu processo de composição da personagem Dora em Central do Brasil (1997), revivendo a experiência de filmar a intensa cena da romaria, em que Dora perde Josué em meio a centenas de fiéis.