Festa No Céu 3D
Animações em geral não andam um gênero moleza no momento. A concorrência é desleal. Primeiro a Pixar elevou o padrão de histórias (“Wall-e”, “Toy Story”…). A Dreamworks sabe criar personagens carismáticas como ninguém (“Shrek”, “Kung Fu Panda”…). E a Disney voltou ao pódio (“Frozen”). Correndo por fora estão por exemplo as animações técnica tradicional por massinha, dos criadores de “Coraline” e “Paranorman”, que estão acostumando as crianças a assuntos mais sombrios, brincando de amadurecer através de problemas reais que podem assustar mais do que mitos, bruxas ou zumbis…
O novo “Festa no Céu 3D”, “Book of Life” no original, dirigido por Jorge R. Gutierrez, vem tratar de outro mote potencialmente espinhoso, mas que aqui é bem encaixado em viés temático, o fascinante Dia dos Mortos notabilizado por um caleidoscópio da cultura mexicana. Começando num museu com uma esperta guia tentando atrair a atenção de modernas crianças hiperativas e desdenhosas com pouco interesse no passado, a história dá um salto no tempo para contar sobre um triângulo amoroso defendido pelos deuses da vida e da morte, cada qual com um campeão pela mão da mocinha.
Num conceito artístico interessante, desde as personagens em formato de brinquedo (talvez para suavizar para as crianças se tratar da morte) aos cenários multicoloridos e carnavalescos, além de ótimo uso do 3D, pode parecer muita informação visual a princípio, porém logo costurada pelo carisma de músicas cult (Creep de Radiohead e Can’t Help Falling in Love do Elvis) reeditadas para o ritmo de maracas mexicanas, criando um vínculo despojado de confiança com o público. Talvez “Festa no Céu 3D” comece um pouco infantil de início e com excesso de personagens, um quê de propósito, pois uma vez engajadas, as crianças serão apresentadas a vários universos, em cima e embaixo, dos vivos, dos deuses, e dos mortos, mas com desenvoltura suficiente para educar emocionalmente sobre o que acontece com nossos antepassados que se vão e permanecem a nosso lado ao mesmo tempo. Não à toa o toque de midas do cineasta Guillermo del Toro deu sua benção como produtor executivo, dando vazão às suas origens latinas. E com vozes no original de Zoe Saldana, Channing Tatum, Ron Perlman (ator assinatura de Guillermo) e Danny Trejo, à despeito de a dublagem também ser eficiente com umas três ou quatro piadas acachapantes.
Festival do Rio 2014 – Mostra Panorama do Cinema Mundial
Festa no Céu 3D – Book of Life
Estados Unidos, 2014. 95 min.
Direção: Jorge R. Gutierrez
Com: Zoe Saldana, Channing Tatum, Ron Perlman, Danny Trejo, Christina Applegate, Ice Cube
Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52