Festival do Rio 2019 anuncia seleção de filmes brasileiros
Confira mostras competitivas como a Première Brasil, Novos Rumos e Documentário
Saíram os Selecionados brasileiros do FESTIVAL do Rio 2019, tanto longas-metragens quanto curtas, em competição e hors-concurs.
LONGAS em MOSTRAS COMPETITIVAS
COMPETIÇÃO FICÇÃO
Acqua Movie(Acqua Movie), de Lírio Ferreira, 105 min – PE
A Febre(The Fever), de Maya Da-Rin, 98 min – RJ
Anna(Anna), de Heitor Dhalia, 106 min – SP
Breve Miragem de Sol(Burning Night), de Eryk Rocha, 98 min – SP
Fim de Festa(Party Over), de Hilton Lacerda, 94 min – PE
M8 – Quando a Morte Socorre a Vida(M8), de Jeferson De, 88 min – RJ
Macabro(Macabre), de Marcos Prado, 103 min – RJ
Pureza (Pureza – The Movie), de Renato Barbieri, 102 min – DF
Três Verões(Three Summers), de Sandra Kogut, 94 min – RJ
COMPETIÇÃO DOCUMENTÁRIO
Amazônia sociedade anônima (Amazon Uncovered), de Estevão Ciavatta, 80 min – RJ
Favela É Moda (Favela Is Fashion), de Emílio Domingos, 75 min – RJ
Fé e Fúria (Faith and fury), de Marcos Pimentel, 103 min – MG
Flores do Cárcere (Prison Flowers ), de Paulo Caldas e Barbara Cunha, 70 min – SP
Mangueira em 2 Tempos (Mangueira in 2 Beats), de Ana Maria Magalhães, 90 min – RJ
Minha Fortaleza, os Filhos de Fulano (My Fortress), de Tatiana Lohmann, 84 min – SP
Ressaca (Vertigo of Fall), de Vincent Rimbaux e Patrizia Landi, 86 min – RJ
Sem Descanso (Restless),de Bernard Attal, 78min – BA
COMPETIÇÃO NOVOS RUMOS
30 Anos Blues (30 Years Blues), de Andradina Azevedo e Dida Andrade, 91 min – SP
A rosa azul de Novalis (The Blue Flower of Novalis), de Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro, 70 min – SP
Casa (Home), de Letícia Simões, 93 min – PE
Chão (Landless), Camila Freitas, 110 min – DF
A Torre (The Tower), de Sergio Borges, 72 min – MG
Sem Seu Sangue (Sick, Sick, Sick),de Alice Furtado, 100 min – RJ
Sete Anos em Maio (Seven Years in May), de Affonso Uchôa, 42 min – MG
Terminal Praia Grande (Terminal Station), de Mavi Simão, 74 min – MA
CURTAS em MOSTRAS COMPETITIVAS
COMPETIÇÃO
A Mentira(The Lie), de Klaus Diehl e Rafael Spínola, FIC, 10 min – RJ
Apneia (Apnea), de Carol Sakura & Walkir Fernandes, FIC, 15 min – PR
As Viajantes (The Travelers), de Davi Mello, FIC, 11 min – SP
Bicha-bomba (Queer-Bomb), de Renan de Cillo, DOC, 8 min – PR
Carne (Flesh), de Camila Kater, DOC, 12 min – SP
Carvão(Coal), de Miguel Guimarães de Goes, FIC, 15 min – RJ
Copacabana Madureira (Around Copacabana), de Leonardo Martinelli, DOC, 18 min – RJ
Enraizada(Rooted), de Tiago Delácio, DOC, 8 min – PE
Nosso Tempo (Our Time),de André Emidio, FIC, 15 min – RJ
Quando a Chuva Vem? (When will it rain?), de Jefferson Batista, FIC, 8 min – PE
Sangro (I Bleed), de Tiago Minamisawa, Bruno H. Castro e Guto BR, DOC, 7 min – SP
COMPETIÇÃO NOVOS RUMOS
Baile (Summer Ball), de Cíntia Domit Bittar, FIC, 15 min – SC
Bonde (Bonde), de Asaph Luccas, FIC, 18 min – SP
Codinome Breno (Code Name Breno), de Manoel Batista, DOC, 20 min – RN
Entre(Between), de Ana Carolina Marinho e Bárbara Santos, FIC, 15 min – SP
Histórias para Contar (Breaking the Silence), de Julia Lemos Lima, DOC, 25 min – RJ
Revoada (Take Wing), de Victor Costa Lopes, FIC, 14 min – CE
Sem Asas (Wingless),de Renata Martins , FIC, 20 min – SP
FILMES FORA DE COMPETIÇÃO
PREMIÈRE BRASIL HORS CONCOURS LONGAS
Ficção
Abe (Abe),de Fernando Grostein Andrade, 85 min – SP
A Divisão(The Division), de Vicente Amorim, 134 min – RJ
Aos Nossos Filhos (Our Children), de Maria de Medeiros, 105 min – SP
Boca do Ouro (Golden Mouth), deDaniel Filho, 93 min – RJ
Carlinhos e Carlão (Macho Man), dePedro Amorim, 93 min – RJ
Depois a Louca Sou Eu (Losing my Marbles), de Julia Rezende, 86 min – RJ
Intervenção (Intervention), de Caio Cobra, 90 min – RJ
O Traidor (Il Traditore), de Marco Bellocchio, 145 min – Itália, França, Brasil, Alemanha
Pacarrete (Pacarrete), de Allan Deberton, 97 min – CE
Pacificado (Pacified), de Paxton Winters, 120 min – SP
Piedade (Mercy), de Cláudio Assis, 98 min – RJ
Veneza (Venice), de Miguel Falabella, 93 min – RJ
Documentário
Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou (Babenco – Tell Me When I Die), de Bárbara Paz, 75 min – SP
Barretão (Barretão), de Marcelo Santiago, 85 min – RJ
Encarcerados (Jailers.doc), de Claudia Calbri, Fernando G. Andrade e Pedro Bial, 72 min – SP
PREMIERE BRASIL NOVOS RUMOS HORS CONCOURS
Sofá (Firefly), de Bruno Safadi, 71 min – RJ
Segundo Tempo (Second Half), de Rubens Rewald, 107 min – SP
PREMIÈRE BRASIL HORS CONCOURS CURTAS
Alfredinho (Alfredinho), de Roberto Berliner, DOC, 15 min – RJ
Amnestia(Amnestia), de Susanna Lira, DOC, 15 min – RJ
Tuã Ingugu [Olhos d’Água] (Water Eyes), de Daniela Thomas, DOC, 9 min – RJ
PREMIÈRE BRASIL RETRATOS MUSICAIS
30 Dias – Um carnaval entre a alegria e a desilusão (30 Days), de Valmir Moratelli, 72 min – RJ
A Maldita (A Maldita), de Tetê Mattos, 80 min – RJ
Arto Lindsay 4D (Arto Lindsay 4D), de André Lavaquial, 74 min – RJ
Blitz, O Filme (Blitz, The Movie), de Paulo Fontenelle, 90 min – RJ
Chorão: Marginal Alado(Outcast Rockstar), de Felipe Novaes, 75 min – SP
Gilberto Gil Antologia Vol.1 (1968/87) (Gilberto Gil Anthology Vol.1 (1968/87), de Lula Buarque de Hollanda, 73 min – RJ
Filmes brasileiros em outras mostras:
PREMIÈRE BRASIL ITINERÁRIOS ÚNICOS
A Mulher da Luz Própria (The Woman with her Own Light), de Sinai Sganzerla, 74 min – SP
A Última Gravação (The Last Audition), de Isabel Cavalcanti e Celia Freitas, 71 min – RJ
Banquete Coutinho (A Treat of Coutinho), de Josafá Veloso, 74 min – SP
Madame (Madam),de André da Costa Pinto e Nathan Cirino, 80 min – RJ
Movimentos do Invisível (Movements of the Invisible), de Flávia Guayer e Letícia Monte, 75 min – RJ
Quatro Dias com Eduardo (Four Days with Eduardo), de Victor Hugo Fiuza, 76 min – RJ
PREMIÈRE BRASIL MOSTRA FRONTEIRAS
A Nossa Bandeira Jamais Será Vermelha (Our flag will never be red), de Pablo Lopez Guelli, 72 min – SP
O Mês Que Não Terminou (Endless June – Brazil’s New Political Culture), de Francisco Bosco e Raul Mourão, 90 min – RJ
O Paradoxo da Democracia (The Paradox of Democracy), de Belisário Franca, 71 min – RJ
Outubro (October), de Maria Ribeiro e Loiro Cunha, 79 min – SP
Partida (Departure), de Caco Ciocler, 93 min – SP
PREMIÈRE BRASIL MOSTRA GERAÇÃO
Alice Júnior (Alice Júnior), de Gil Baroni, 86 min – PR
Lugar de Fala (Place of Speech), de Felipe Nepomuceno, 74 min – RJ
Que os Olhos Ruins Não te Enxerguem (May The Evil Eyes Not See You), de Roberto Maty, 76 min – SPJ
Raia 4 (Lane 4), de Emiliano Cunha, 96 min – RS
MOSTRA PREMIÈRE LATINA
Aos Olhos de Ernesto (Through Ernesto’s Eyes), de Ana Luiza Azevedo, 123 min – RS
Breve historia del planeta verde(Brief Story from the Green Planet), de Santiago Loza, 75 min – Argentina, Alemanha, Brasil, Espanha
La Arrancada(On the Starting Line), de Aldemar Matias, 63 min – França, Cuba, Brasil
Nona. Si me mojan, yo los quemo(Nona. If they soak me, I’ll burn them), de Camila José Donoso, 86 min – Chile, Brasil, França, Coreia do Sul
Poetas del Cielo(Sky Poets), de Emilio Maillé, 101 min – Brasil, México
MOSTRA PANORAMA
Doidos de Pedra (Crazy in Stone), de Luiz Eduardo Ozório, 80 min – RJ
Família de Axé (Axé family), de Tetê Moraes, 76 min – RJ
A Premiação da Première Brasil
TROFÉU REDENTOR – A escolha dos premiados será realizada pelo Júri Oficial, composto por especialistas na arte cinematográfica (entre brasileiros e estrangeiros), convidados pela direção do Festival do Rio.
Mostra Competitiva:
1. Melhor Longa-Metragem de Ficção;
2. Melhor Longa-Metragem Documentário;
3. Melhor Curta-Metragem;
4. Melhor Direção de Ficção;
5. Melhor Direção de Documentário
6. Melhor Ator;
7. Melhor Atriz;
8. Melhor Atriz Coadjuvante;
9. Melhor Ator Coadjuvante;
10. Melhor Roteiro;
11. Melhor Montagem;
12. Melhor Fotografia;
13. Prêmio Especial do Júri;
14. Melhor Longa-Metragem de Ficção de Voto Popular;
15. Melhor Longa-Metragem Documentário de Voto Popular;
16. Melhor Curta-Metragem de Voto Popular.
Mostra Novos Rumos:
1. Melhor Filme Longa-metragem
2. Melhor Filme Curta-metragem
3. Prêmio Especial do Júri
Sobre o Festival do Rio
O Festival do Rio considerado o maior da América Latina. Desde sua criação, foram exibidos 7 mil longas, incluindo filmes recém-premiados em festivais e mostras internacionais como Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros. Formador de público mas também de mão de obra, o Festival do Rio capacitou mais de 7 mil profissionais para o mercado audiovisual e de eventos. Distribuídos em diferentes mostras, incluindo a Premiére Brasil, os filmes nacionais compõem parte importante do festival, que é a maior vitrine da cinematografia brasileira.