Mogli – O Menino Lobo

Filme que reverencia e mantém intacta a “memória Disney”

por

20 de abril de 2016

Walt Disney foi durante muito tempo o melhor adaptador de contos de fadas e coleções de livros infantis, transformando universos mágicos e desafiadores em cultura pop e se apropriando das matérias primas originais como sendo suas. Em 1967, pouco antes de sua morte, Walt levou para as telas a animação “Mogli”, baseado no livro “O Livro das Selvas” (The Jungle Book) do escritor inglês Rudyard Kipling que contava a história de um menino criado por lobos nos confins das selvas indianas.  A história, repleta de elementos sombrios, foi amenizada e transformada em uma animação alegre, musicada e colorida onde se destacava a relação entre homens e animais e a importância das leis da sobrevivência.

mogli03

Quase 40 anos depois os estúdios Disney trazem de volta a mesma história, desta vez em live action (mesclando atores e computação gráfica), cercada por um impressionante aparato técnico com elaborados efeitos de animação gráfica tridimensionais.

No entanto “Mogli – O Menino Lobo” (The Jungle Book, 2016) não é simplesmente uma adaptação da coleção de livros do escritor inglês e sim um remake que reverencia, e mantém intacta, a “memória Disney”. Há, porém, uma grande necessidade em situar a nova geração com estonteantes sequências potencializadas por uma tecnologia de ponta e uma história onde o elemento mágico é bastante realista. O diretor Jon Favreau (Homem de Ferro I e II) simplifica a narrativa e não abarrota as imagens com diálogos desnecessários, deslumbrando a audiência adulta e infantil com uma ação fluida e eficiente.

mogli04

O único senão é que a Disney continua impondo sua marca registrada e fazendo as modificações necessárias para a manutenção de sua lembrança.  Nesta nova versão ninguém se lembrará de Kipling, mas a nostalgia da Disney continuará intacta.

mogli02

Obs: A versão exibida para a imprensa foi em cópia dublada com as vozes de Julia Lemmertz, Thiago Lacerda, Alinne Moares, Tiago Abravanel, Marcos Palmeira e Dan Stulbach. Palmas para o time brasileiro que aceitou o difícil desafio de dublar personagens prestigiados.

mogli01

Mogli – O Menino Lobo (The Jungle Book)

Eua, 2016. 200 min.

Direção: Jon Favreau

Com: Neel Sethi

Avaliação Zeca Seabra

Nota 4