Mogli – O Menino Lobo
Filme que reverencia e mantém intacta a “memória Disney”
Walt Disney foi durante muito tempo o melhor adaptador de contos de fadas e coleções de livros infantis, transformando universos mágicos e desafiadores em cultura pop e se apropriando das matérias primas originais como sendo suas. Em 1967, pouco antes de sua morte, Walt levou para as telas a animação “Mogli”, baseado no livro “O Livro das Selvas” (The Jungle Book) do escritor inglês Rudyard Kipling que contava a história de um menino criado por lobos nos confins das selvas indianas. A história, repleta de elementos sombrios, foi amenizada e transformada em uma animação alegre, musicada e colorida onde se destacava a relação entre homens e animais e a importância das leis da sobrevivência.

Quase 40 anos depois os estúdios Disney trazem de volta a mesma história, desta vez em live action (mesclando atores e computação gráfica), cercada por um impressionante aparato técnico com elaborados efeitos de animação gráfica tridimensionais.
No entanto “Mogli – O Menino Lobo” (The Jungle Book, 2016) não é simplesmente uma adaptação da coleção de livros do escritor inglês e sim um remake que reverencia, e mantém intacta, a “memória Disney”. Há, porém, uma grande necessidade em situar a nova geração com estonteantes sequências potencializadas por uma tecnologia de ponta e uma história onde o elemento mágico é bastante realista. O diretor Jon Favreau (Homem de Ferro I e II) simplifica a narrativa e não abarrota as imagens com diálogos desnecessários, deslumbrando a audiência adulta e infantil com uma ação fluida e eficiente.

O único senão é que a Disney continua impondo sua marca registrada e fazendo as modificações necessárias para a manutenção de sua lembrança. Nesta nova versão ninguém se lembrará de Kipling, mas a nostalgia da Disney continuará intacta.

Obs: A versão exibida para a imprensa foi em cópia dublada com as vozes de Julia Lemmertz, Thiago Lacerda, Alinne Moares, Tiago Abravanel, Marcos Palmeira e Dan Stulbach. Palmas para o time brasileiro que aceitou o difícil desafio de dublar personagens prestigiados.

Mogli – O Menino Lobo (The Jungle Book)
Eua, 2016. 200 min.
Direção: Jon Favreau
Com: Neel Sethi
Avaliação Zeca Seabra
