Filmes na Tv – Dicas de Sábado

Dicas da programação na telinha

por

19 de outubro de 2014

Falcão, o campeão dos campeões

images

“Over the top”. De Menahem Golan (EUA, 1987)

Responsável, ao lado do primo Yoram Globus, por uma onda de filmes de ação classe B que alimentou de adrenalina o imaginário adolescente dos anos 1980 e 90, o produtor e cineasta israelense Menahem Golan (1929-2014) quis mostrar que o carisma esportivo de Sylvester Gardenzio Stallone vai além do boxe de seu Rocky Balboa. Aqui, dublado pelo saudoso André Filho, ele vive o caminhoneiro Lincoln Hawk, o Falcão, um campeão de braço de ferro que tenta engatar uma relação com  seu filho, o cadete Michael Cutler (David Mendenhall). Mas seu ex-sogro, o empresário Jason (Robert Loggia), fará de tudo para atrasar os planos paternais de Falcão que, se vê no meio de uma competição mundial, obrigado a pôr o punho para funcionar. Fora Jason, um desafeto de seu passado, Bull Hurley (Rick Zumwalt), vai tentar derrotá-lo a qualquer preço. A trilha sonora de Giorgio Moroder abre espaço para a bela canção “Meet me half way”, na voz de Kenny Loggins.

TCM, 16h30m

19889635

Os excêntricos Tenebaums

“The Royal Tenenbaums”. De Wes Anderson (EUA, 2001)

Aposentado desde 2004, depois de mais de 80 filmes e dois Oscars, Eugene Allen Hackman emprestou toda a sua maturidade como ator  ao texano Wesley Wales Anderson para que a feitura deste ensaio sobre incongruências familiares alcançasse uma dimensão tragicômica. Deu certo! Não apenas Hackman alcança as raias do sublime na pele do advogado picareta Royal Tenenbaum como Anderson conseguiu se firmar como um dos realizadores mais  importantes de sua geração. Orçado em US$ 21 milhões, o longa-metragem faturou US$ 71 milhões nas bilheterias, concorreu ao Urso de Ouro no Festival de Berlim e ainda disputou o Oscar de melhor roteiro original. Na trama, Royal tem que reconquistar o afeto de seus três filhos (todos gênios que fracassaram): Chas (Bem Stiller), Margot (Gwyneth Paltrow) e Richie (Luke Wilson, perfeito). Indo de The Clash a “Hey Jude”, a trilha sonora é um desbunde à parte.

Telecine Cult, 19h50m

 casseta2

Casseta & Planeta – Seus problemas acabaram

De José Lavigne (Brasil, 2006)

Com base no sucesso popular do (hoje extinto…e saudoso) programa “Casseta & Planeta Urgente!”, a equipe do humorístico resolveu aportar no cinema e tentar capitalizar em cima do boom de filmes brasileiros na Retomada. A primeira tentativa foi em 2003, com o subestimado “A taça do mundo é nosso”. Neste segundo longa, sob (a fina) direção de José Lavigne, os comediantes retomam seus personagens de maior sucesso na TV, como é o caso de Seu Creysson (Cláudio Manoel). Ele é o pivô de uma investigação ligada a uma fórmula chamada Borogodol, criada para aumentar o poder de sedução de homens feios. O humor é garantido por piadas (muitas vezes escatológicas) com os produtos das Organizações Tabajara e Capivara. Murilo Benício, um dos maiores atores do país, rouba a cena sempre que aparece.

Rede Globo, 4h