Gatos

por

14 de julho de 2017

Se você que achava que só o Egito Antigo tinha adoração por gatos, enganou-se: a Turquia também adora gatos – e muito. O documentário “Gatos”, produzido pelo YouTube Red, segue um grupo de gatos com diferentes personalidades e entrevista habitantes da cidade de Istambul, que contam como esses animais de quatro patas impactam suas vidas e seu dia a dia. Nesta cidade turca ocorre algo que é único no mundo: ela é toda dominada pelos gatos, os moradores praticamente vivem em função dos bichanos – eles ganham apelidos, nomes, carinho, água e comida por onde passam. A maioria dos gatos não tem um dono específico, vive livre nas ruas, mas quase sempre há moradores apegados a um determinado gato que deixa sua casa aberta para visitação e moradia ocasional. Os gatos domésticos também vivem livres para explorar cada canto da cidade, e alguns aproveitam para se relacionar com outros moradores da região.

Gatos1

Em “Kedi” (no original), a diretora Ceyda Torun apresenta ao público sete felinos independentes, aos quais são atribuídas características humanas: Sari, Bengü, Psikopat, Deniz, Aslan Parçasi, Duman e Gamsiz – cada um com suas complexidades e particularidades, mas todos com uma enorme capacidade de adaptação. Ao mesmo tempo, moradores humanos de Istambul contam histórias pessoais de suas relações com os gatos, refletem sobre a vida, relembram algumas peripécias felinas com alegria, falam do respeito que a cidade tem pelos gatos e como esses animais impactam não só suas vidas como a da população em geral.

Gatos3

As entrevistas são as melhores partes do filme, que poderia muito bem ser um média, ou até um curta-metragem sem perder nada em conteúdo, já que Torun está mais interessada em mostrar cenas cotidianas dos gatos, algumas até repetitivas e entediantes, que dar ao espectador um contexto histórico e cultural para explicar como Istambul se tornou essa metrópole ocupada e envolvida por gatos. Nem a questão urbana da falta de espaço na cidade, que afeta diretamente a permanência dos gatos, é discutida. “Gatos” é, na verdade, uma carta de amor da diretora e dos habitantes de Istambul aos felinos e à sua cidade natal, que perde em conteúdo, mas ganha em belas imagens da cidade e sequências de gatos que vão fazer quem é cat lover se apaixonar. Então, se você não ama gatos, este documentário não é para você.

 

Gatos (Kedi)

Estados Unidos / Turquia – 2016. 80 minutos.

Direção: Ceyda Torun

Com: Bülent Üstün.

Avaliação Raíssa Rossi

Nota 3