Gilberto Gil, Aquele abraço- O Musical

Gustavo Gasparani consagra um novo estilo de teatro musical brasileiro com atores, cantores e músicos

por

21 de agosto de 2016

Gustavo Gasparani é um artista, de múltiplos talentos, que possui uma das mais relevantes trajetórias artísticas do teatro carioca na atualidade. De formação muito sólida e consistente, tanto no teatro dramático como no musical,  Gasparani consegue imprimir sempre excelência técnica em todos os seus projetos. Um artista inquieto, inovador e que está constantemente em busca de superação seja no campo da atuação, direção ou canção. Com a sua ótima competência conseguiu criar um formato de musical bastante criativo e original, que alia atores, cantores e músicos, em uma concepção muito original, e que vem chamando a atenção de muitos produtores, ávidos em saborear esse gostinho de sucesso artístico. O mais importante nisto tudo, é que a marca de Gasparani se mantém inalterada. Propiciando-nos novos projetos com este núcleo de atores, cantores, músicos, diretor musical e diretor de movimento, que parecem ter optado em desenvolver e arriscar novos conteúdos com as propostas cênicas já descobertas e que vão ampliando cada vez mais o grande leque de possibilidades a serem exploradas. Iniciado na bela montagem de “Samba Futebol Clube” no CCBB/RJ, no período da Copa do Mundo, Gasparani garimpou, na época, um elenco de múltiplos talentos e que dialogavam muito bem com um palco nu, com destaque para uma concepção de projeção em painel de LED, com grande organicidade e bom gosto estético na escolha das imagens, cores, grafismos e movimentos. Interagindo com um roteiro excelente, junto com os figurinos, direção musical e direção de movimento.

GilbertoGil00946

Elenco de “Gilberto Gil. Aquele abraço- O Musical”, que interpreta, canta, toca instrumentos e dança

cenamusical

Espetáculo alia com grande qualidade música, teatro e videografismo

Assim é “Gilberto Gil, Aquele abraço- O Musical”, que mantêm todas estas características descritas acima, e que, neste momento, dá a equipe, um status de núcleo criativo com continuidade estético-artística. A dramturgia de Gasparani é espertíssima, e costura muito bem em textos e canções emblemáticas, momentos importantes de 50 anos de vida e de carreira deste nosso grande mestre, cantor e poeta Gilberto Gil. O seu lado mais teatral, o movimento tropicalista, a negritude, amor, religiosidade, tecnologia, futurismo, entre outros assuntos que marcam as composições deste ícone da MPB. Em todos eles, “vida e morte” estão inseridas como dupla central e indispensável, tal qual Gil fez em toda sua trajetória. Todas as escolhas de direção, são absolutamente harmônicas e valorizadas por cada um dos membros da equipe. Onde todos se encaixam perfeitamente bem em suas funções de cantores, músicos e atores. Renato Vieira, mais uma vez, soube valorizar uma grande harmonia entre corpos e ações. Assim como a sofisticada direção musical de Nando Duarte e o perfeito design de som que deixou às vozes muito claras, com equilíbrio preciso na equalização das vozes, com os instrumentos, e a altura. Valorizado também os bonitos arranjos e músicas. Assim como a bonita e eficiente cenografia de Helio Eichbauer em um telão de Led que harmoniza muito bem com a cena limpa. O mesmo ocorrendo com os delicados figurinos de Marcelo Olinto e a correta luz de Paulo César Medeiros. O trabalho dos atores é absolutamente coeso, com uma química perfeita entre todos. Um coletivo de cantores, músicos e atores do mais alto nível de execução, onde o maior destaque é a força e potência de todos eles juntos, e de suas impressões e depoimentos especiais: Alan Rocha, Cristiano Gualda, Daniel Carneiro, Gabriel Manita, Jonas Hammar, Luiz Nicolau, Pedro Lima e Rodrigo Lima.

GilbertoGil00962-2

Elenco de “Gilberto Gil. Aquele abraço- O Musical”

Gilberto Gil, Aquele Abraço – O Musical” é um projeto muito sério, que consolida este núcleo como um dos mais versáteis e criativos do nosso atual teatro musical brasileiro.

Serviço:

Período: De 9 de junho a 14 de agosto de 2016

Horários: Quinta, 21h; Sexta, 21h; Sábado, 21h; Domingo, 20h

Local: Teatro Clara Nunes – Rua Marquês de São Vicente – Gávea

Vendas:  Vendas na bilheteria do Teatro Clara Nunes, sem taxa de conveniência. Pela internet, no site www.ingresso.com, com taxa. Mais informações pelo telefone (21) 2511-0800.

Preços dos ingressos: de R$ 50,00 a R$ 120,00

Classificação: 12 anos

Duração: 105 minutos

 

Ficha Técnica:

Autoria e Direção Geral: Gustavo Gasparani

Produção Geral: Sandro Chaim

Direção Musical e Arranjos: Nando Duarte

Direção de Movimento e Coreografia: Renato Vieira

Cenografia: Helio Eichbauer

Figurino: Marcelo Olinto

Iluminação: Paulo Cesar Medeiros

Designer de Som: Branco Ferreira

Videografismo: Thiago Stauffer / Studio Prime

Preparação e Arranjos Vocais: Maurício Detoni

Assistente de Direção: Pedro Rothe

Cenógrafa Assistente e Produtora de Cenografia: Marieta Spada

Assistente de Coreografia: Marluce Medeiros

Figurinista assistente e Produtor de Figurino: Almir França

Visagismo: Marcio Mello

Assistente de Iluminação: Julio Medeiros

Diretor Residente: Cristiano Gualda

Preparador Vocal: Pedro Lima

Diretor de Produção: Giba Ka

Gerente de Produção: Paula Rollo

Produção Executiva: Felipe Argollo e Lia Sarno

Assistente de Produção: Débora Rocha

Assessoria de Imprensa: Ju Mattoni Comunicação

Elenco: Alan Rocha, Cristiano Gualda, Daniel Carneiro, Gabriel Manita, Jonas Hammar, Luiz Nicolau, Pedro Lima, Rodrigo Lima

Produtores Associados: Sandro Chaim e Rose Dalney

Apresentado por: Ministério da Cultura

Patrocínio: Sulamérica, Sem Parar, Atlas Schindler e Movida

Apoio: Tozzini

Transportadora Oficial: Avianca Brasil

Realização: RGA Produções Culturais, Miniatura 9, Chaim Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal Pátria Educadora

Avaliação Ricardo Schöpke

Nota 5