Gimme Danger

Documentário revisita a carreira meteórica dos Stooges

por

16 de outubro de 2016

Em maio de 2016 o autointitulado álbum de estreia dos Ramones completou 40 anos de lançamento. A data foi motivo de inúmeros artigos celebrando o nascimento do punk, estilo musical anarquista e libertário que tem na banda nova-iorquina, comumente apontada como precursora do gênero, o seu ícone máximo. O documentário “Gimme danger” (2016), do diretor e roteirista Jim Jarmusch, desfaz uma injustiça histórica, lançando suas luzes para os Stooges, banda de Iggy Pop que já em seu primeiro álbum, de 1969, lançou as bases do que anos mais tarde viria a se tornar o movimento.

Gimme Danger

Gimme Danger

O longa, uma produção da Amazon Studios, aponta sarcasticamente os Stooges como a maior banda de rock de todos os tempos logo na introdução e, a partir dali, dá início a um processo revisionista da carreira acidentada do grupo, cujos três primeiros álbuns são considerados seminais e obrigatórios para os fãs de música pesada. Com base nos depoimentos de Iggy Pop e seus parceiros, Jarmusch reconta a trajetória meteórica dos Stooges de forma bastante convencional, chegando mesmo a traçar uma linha do tempo bem definida e que evolui ano a ano, até a indução dos músicos ao Rock n’ Roll Hall of Fame, honraria máxima concedida pelos próprios colegas.

Gimme Danger

Gimme Danger

Agrupando esses depoimentos com fotos e vídeos de arquivo, o filme funciona como um testamento da banda, que permanece na ativa, realizando shows esporádicos após décadas de separação, causada principalmente pelo amadorismo dos músicos, imaturos e despreparados para a fama repentina. Algumas passagens, notadamente as mais engraçadas, são ilustradas por um recurso cartunesco de vídeo-arte, que potencializa o efeito cômico das histórias e quebra um pouco o incômodo formato pouco inovador escolhido pelo diretor.

Gimme Danger

Gimme Danger

Indicado para fãs da banda e pessoas que desejem conhece-la melhor, “Gimme danger” é um bom passatempo e uma ótima oportunidade de celebrar um dos grupos mais importantes da história da música, mas nada além disso.

Festival do Rio 2016 – Midnight Docs

Gimme danger (Gimme danger)

Estados Unidos, 2016, 108 minutos

Direção: Jim Jarmusch

Com: Iggy Pop, Ron Asheton, Danny Fields.

Avaliação Celso Rodrigues Ferreira Junior

Nota 3