Go-go boys: os bastidores da Cannon Films
O documentário Go-go boys: os bastidores da Cannon Films é bem realizado tecnicamente, mas, em certo grau, decepciona. Um filme retratando o histórico conturbado da produtora de fitas de ação e aventura B que tanto fizeram a alegria daqueles que cresceram durante as décadas de 80 e 90 vai interessar mais um público específico. Para aqueles que não estão interessados no tema, ou em cinema em geral, não há muito apelo no filme. Entretanto, àqueles a que o filme se dirige, já conhecem de antemão boa parte do que é mostrado na tela. Assim, o resultado é um bom longa-metragem, mas que não traz novidades para um assunto cujo potencial não se esgotou.

O filme relata a trajetória dos primos Mehanem Golan e Yoram Globus. Primos, começaram a trabalhar juntos em Israel, produzindo filmes comerciais que obtinham boa acolhida de público. Seu sucesso se deveu em parte às personalidades da dupla: Golan era um cineasta que desejava filmar sempre, enquanto Globus se responsabilizava pelas finanças. Ambos eram ambiciosos. Decidiram migrar para Hollywood, onde desenvolveram a produtora que se tornou a Cannon Films, responsável por várias produções baratas de entretenimento. Após a ascensão como magnatas da indústria, não se recuperaram de eventuais fracassos, brigaram e desfizeram a parceria.

O filme é bastante tradicional. Consiste em entrevistas e imagens de arquivo em um relato em forma cronológica. A vantagem desta abordagem reside na personalidade de seus personagens principais. O jeito bombástico de Golan cria uma dinâmica com o comportamento calculista de Globus. Assim, percebe-se como a parceira deu tão certo e errado, apesar dos ex-sócios ficarem separados na tela durante boa parte da projeção.


O filme serve como uma eulogia ao um estilo de produção e cinema que se perdeu no presente. Por mais duvidoso que fosse o gosto, há um sincero amor pelo ofício e pela magia do meio. Golan e Globus, últimos representantes da época artesanal de se filmar, transmitem bem esta paixão e demonstram que, no fim das contas, não se resume apenas à grana. Há algo a mais.
Festival do Rio 2014 – Filme Doc.
Go-go boys: os bastidores da Cannon Films (The go-go boys: the inside story of Cannon Films)
EUA, 2014. 86 min.
Direção: Hilla Medalia
Com: Mehanem Golan, Yoram Globus, Eli Roth
Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52